Sobre as fundações criadas e mantidas pelo Poder Público, as...
Sobre as fundações criadas e mantidas pelo Poder Público, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB A
As fundações públicas de direito público, por serem autarquias, têm sua criação realizada por lei. Dessa forma, tais fundações autárquicas adquirem sua personalidade jurídica com a publicação da lei de criação.
Por outro lado, a lei apenas autoriza a criação das fundações públicas de direito privado. Nesse sentido, a obtenção da personalidade jurídica dessas entidades ocorre com o registro de seus atos constitutivos no órgão competente.
- Direito Público (Criadas por Lei) Chamadas de Autarquia Fundacional ou Fundações Autárquicas;
- Direito Privado (Autorizada por Lei) - Só Lei complementar define a área de atuação / Se for sem fins lucrativos, possui autonomia administrativa e patrimônio próprio gerido pelo órgão de direção e funcionamento custeado pela União e outras fontes. A ideia é que os serviços por elas prestados sejam mais eficazes e atinjam de maior forma a sua finalidade, que é o bem comum da coletividade. Podem ter como finalidade atuar em áreas que também sejam abrangidas por outros órgãos ou entes da administração pública.
A - Correta
B - direito público
C - direito público ou privado
D - indireta
E - direito público
FUNDAÇÕESPÚBLICAS:
São constituídas para a execução de objetivos sociais, vale dizer, atividades de utilidade pública que, de alguma forma, produzam benefícios à coletividade, sendo característica essencial a ausência de fins lucrativos
- Natureza Jurídica Público: Pessoa jurídica de Direito Público. Criada e extinta por lei. Não precisa de registro para se constituir.
- Privado: Pessoa jurídica de Direito Público. Criação autorizada por lei. Precisa de registro do ato constitutivo para se constituir.
- Três elementos essenciais no conceito de fundação (pública ou privada): A figura do instituidor, que faz a dotação patrimonial, ou seja, separa um determinado patrimônio para destiná-lo a uma finalidade específica. O objeto consistente em atividades de interesse social. A ausência de fins lucrativos.
- Atividades desenvolvidas pelas fundações públicas: Assistência social. Assistência médica ou hospitalar. Educação e ensino. Pesquisa. Atividades culturais.
Gab. A
Fonte: Revisão Mapeada
Bons estudos!
o que ta errado na C?
Em relação a letra C, observar o conteúdo do informativo 946 do STF: "A fundação instituída pelo Estado pode estar sujeita ao regime público ou privado, a depender do estatuto da fundação e das atividades por ela prestadas".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo