Durante a classificação de risco, o enfermeiro deve, necess...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114421 Enfermagem
Considerando que o enfermeiro deve ter conhecimento sobre doenças respiratórias e diarreicas, prevalentes na infância, para identificar sinais e sintomas, bem como para encaminhamentos eficazes de pacientes, julgue o item a seguir.
Durante a classificação de risco, o enfermeiro deve, necessariamente, reconhecer os sinais de alerta que demonstrem a gravidade de sinais e sintomas respiratórios em crianças.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) prevê a abordagem da criança doente em toda a sua complexidade, através de uma estratégia padronizada, baseada em normas internacionais com grande impacto na redução da morbimortalidade infantil.

O objetivo da estratégia AIDPI não é estabelecer um diagnóstico específico de uma determinada doença, mas identificar sinais clínicos que permitam a avaliação e classificação adequada do quadro e fazer uma triagem rápida quanto a natureza da atenção requerida pela criança: encaminhamento urgente a um hospital, tratamento ambulatorial ou orientação para cuidados e vigilância no domicílio.


Gabarito do Professor: CERTO


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. AIDPI Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância: curso de capacitação: introdução: módulo 1 Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – 2. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. Durante a classificação de risco, o enfermeiro, de fato, deve necessariamente reconhecer os sinais de alerta que demonstrem a gravidade dos sinais e sintomas respiratórios em crianças. A identificação de tais sinais é crucial para determinar a urgência do caso e responder adequadamente para garantir a saúde e a segurança do paciente. Isso está alinhado com o conhecimento que se espera que um enfermeiro tenha sobre doenças respiratórias e diarreicas prevalentes na infância, conforme mencionado na premissa. Esta habilidade para reconhecer e interpretar os sinais de alerta permite aos profissionais de enfermagem fazer encaminhamentos eficazes dos pacientes, seja para tratamento adicional ou para intervenções de emergência.

Os sinais de alerta que indicam a gravidade de sinais e sintomas respiratórios em crianças são: dificuldade respiratória, cianose (coloração azulada da pele), retrações intercostais, uso de músculos acessórios na respiração, sons respiratórios anormais (como estridor ou sibilos) e alteração do nível de consciência são indicativos de uma situação potencialmente grave e requerem atenção imediata. A identificação rápida desses sinais pode ser crucial para o tratamento precoce e a prevenção de complicações graves.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo