Compressão direta sobre a lesão e elevação dos membros são ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114427 Enfermagem
No que se refere ao atendimento de urgências e emergências, julgue o item que se segue. 
Compressão direta sobre a lesão e elevação dos membros são técnicas que podem auxiliar na contenção e no controle de hemorragias externas graves de membros superiores e inferiores
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Controle de hemorragias com a compressão direta da lesão é indicada para ferimentos ou lesões com sangramentos externos visíveis observados durante a avaliação inicial.

Deve-se aplicar compressão manual direta sobre o ferimento (a pressão deve ser mantida até que o sangramento pare). Realizar curativo compressivo utilizando bandagem triangular, atadura de crepe ou outro material disponível para fixação.

A compressão direta deve ser a primeira opção técnica no controle das hemorragias externas. Caso haja indícios de sangramento sob o curativo, não remover a atadura ou bandagem encharcada, aplicar um novo curativo sobre o primeiro exercendo maior pressão manual. Caso não haja controle da hemorragia com essa técnica, considerar o uso do torniquete.


Gabarito do Professor: CERTO


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O PHTLS (Prehospital Trauma Life Support) é um protocolo utilizado para o atendimento pré-hospitalar de vítimas de traumas. Para a contenção de sangramentos, o PHTLS recomenda o uso de um método de compressão direta, que consiste em aplicar pressão manual sobre o local do sangramento com um curativo estéril limpo ou com a palma da mão, por exemplo. Se possível, deve-se elevar a extremidade afetada para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Caso a compressão direta não seja eficaz, pode-se utilizar um torniquete como último recurso, desde que seja aplicado corretamente e com monitoramento constante do tempo de aplicação. É importante ressaltar que a aplicação inadequada de um torniquete pode causar danos aos tecidos e até mesmo a amputação do membro afetado, por isso deve ser feita com cautela e apenas em situações de risco iminente à vida da vítima. Em todos os casos, a contenção de sangramento deve ser realizada rapidamente para evitar a perda excessiva de sangue e prevenir a hipovolemia, que pode levar à hipotensão e comprometimento dos órgãos vitais.

A elevação de membros não é mais indicada no último PHTLS. Questão desatualizada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo