Ao final do estágio probatório, se o servidor atender aos cr...
Ao final do estágio probatório, se o servidor atender aos critérios estabelecidos, ele é confirmado no cargo de forma permanente e passa a usufruir de todos os direitos e benefícios associados a esse status, como estabilidade no emprego (em alguns sistemas de emprego público) e demais prerrogativas do cargo. Em conformidade com a Lei nº 8.112/1990, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas.
“O servidor não aprovado no estágio probatório será _________ ou, se estável, ________ ao cargo anteriormente ocupado.”
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa A - Exonerado; Reconduzido.
A questão aborda um tema fundamental em Direito Administrativo: o estágio probatório. Esse período é crucial para avaliar se o servidor recém-admitido está apto para o desempenho das funções do cargo público. A Lei nº 8.112/1990, que rege o regime jurídico dos servidores públicos federais, estabelece as regras para a aprovação ou reprovação no estágio probatório.
Justificativa da Alternativa Correta:
De acordo com a Lei nº 8.112/1990, especificamente no artigo 20, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado. Caso o servidor em estágio probatório já seja estável em outro cargo público, ele será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, conforme disposto no artigo 29 da mesma lei.
Explicação das Alternativas Incorretas:
B - Demitido; Promovido. A demissão é uma penalidade aplicada em casos de infrações disciplinares graves, e não se aplica à reprovação no estágio probatório. Além disso, a promoção não é a consequência correta para a reprovação no estágio probatório.
C - Readaptado; Promovido. A readaptação é a investidura do servidor em cargo compatível com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, conforme o artigo 24 da Lei nº 8.112/1990. Não se relaciona com a reprovação no estágio probatório. A promoção, novamente, não é aplicável.
D - Exonerado; Transferido. A transferência, conforme regulamentação anterior à Constituição de 1988, já não é mais prevista na legislação atual. Portanto, essa terminologia está incorreta no contexto da Lei nº 8.112/1990.
E - Reconduzido, Transferido. Recondução é aplicável somente se o servidor é estável em outro cargo. A transferência, como já comentado, não é mais uma figura vigente na legislação atual.
Resumo:
O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado, ou, se já for estável em outro cargo, será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. Esta é a previsão legal que deve ser observada para compreender corretamente o desfecho do estágio probatório segundo a Lei nº 8.112/1990.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 20. § 2 O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
Remoção = Deslocamento do servidor >>De ofício ou a pedido
Redistribuição = Deslocamento do cargo>>Sempre de ofício
- ReaDaptação = Doente
- REIntegração = Retorno do Estável Irregularmente demitido
- REcondução = Reprovado em Estágio probatório / REintegração do anterior
- ReVersão = Vovô Voltou ( aposentado que retorna ao serviço ) / cessou invalidez.
Provimento é o ato pelo qual se efetua o preenchimento do cargo público. Podem ser separados em dois grupos, originários e derivados.
Originários: quando a pessoa não tem nenhum tipo de vínculo com o serviço público. A única forma é a nomeação.
Derivados: quando a pessoa já possuiu um vínculo público e, de alguma maneira, acaba modificando sua vinculação.
São formas de provimento de cargo público:
1. Nomeação: é o preenchimento inicial do cargo.
2. Promoção: ascensão do servidor em sua carreira.
3. Readaptação: alteração em cargo com atribuições e responsabilidades compatíveis com as limitações físicas ou mentais.
4. Reversão: retorno do servidor aposentado.
5. Aproveitamento: retorno do servidor que estava em disponibilidade (afastamento do cargo, com remuneração, por motivo de extinção do cargo ou declaração de desnecessidade no órgão).
6. Reintegração: retorno à atividade após a invalidação de sua demissão por decisão judicial ou administrativa.
7. Recondução: retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado (em casos de inabilitação em estágio probatório em outro cargo ou reintegração do anterior ocupante do cargo).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo