A escola é um espaço formal de educação no qual as práticas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036308 Pedagogia
A escola é um espaço formal de educação no qual as práticas pedagógicas intencionais são planejadas para o desenvolvimento humano de forma individual e coletiva, visando à formação de cidadãos críticos, conscientes, competentes, comprometidos e participativos. Nesse sentido, há uma função social explícita para oportunizar a construção de conhecimentos, a promoção da igualdade e o desenvolvimento de habilidades. Ao cumprir essas finalidades, a escola se torna um espaço de formação social e humana visando à construção de um mundo melhor.

Diante da importância de a escola ser considerada um espaço social para a formação de seres humanos críticos e participativos, analise as afirmativas abaixo:

I. A função social da escola como desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras e socioemocionais do indivíduo. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. III. Garantia do domínio dos conteúdos de leitura, cálculo e  escrita para a participação e exercício social.  IV. Colaboração para o desenvolvimento de habilidades emocionais, cognitivas visando ao preparo para o mercado de trabalho e o convívio social.

Assinale a alternativa que contenha apenas as afirmações CORRETAS.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - I e III

A questão aborda a função social da escola, que é um tema central na sociologia da educação. A escola desempenha um papel crítico na formação de indivíduos, tanto em termos de habilidades cognitivas quanto em desenvolvimento emocional e social. A análise da função da escola inclui o desenvolvimento de habilidades diversas e a promoção de igualdade de oportunidades, além da preparação para a inserção no mercado de trabalho e a convivência social.

Vamos agora justificar as alternativas:

Alternativa I: A afirmação de que a função social da escola é o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras e socioemocionais do indivíduo está correta. Isso reflete uma visão abrangente do papel educacional, onde a escola contribui para o desenvolvimento integral do aluno, preparando-o para desafios sociais e pessoais.

Alternativa II: Esta afirmação está incorreta porque, embora a promoção da igualdade de oportunidades seja um objetivo válido, a descrição de "formação de cidadãos acríticos" não condiz com a função social esperada da escola. A escola deve promover a capacidade crítica dos alunos, não o contrário.

Alternativa III: A garantia do domínio dos conteúdos de leitura, cálculo e escrita para a participação e exercício social está correta. Esses são elementos fundamentais da educação básica, que possibilitam a inserção dos indivíduos como cidadãos ativos e informados na sociedade.

Alternativa IV: Embora a afirmação sobre o desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas para o mercado de trabalho e convívio social seja relevante, a alternativa não foi incluída na resposta correta porque a ênfase apenas no mercado de trabalho pode ser vista como uma visão limitada do papel da educação. Portanto, a alternativa não é a melhor seleção dentro do contexto apresentado.

Em resumo, a alternativa B - I e III é a que melhor contempla as funções sociais essenciais da escola, segundo a questão apresentada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

Fiquei sem entender. A questão repete o ll.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo