Considerando-se o texto, é correto afirmar que, caso um ado...
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Ano: 2015
Banca:
FUNIVERSA
Órgão:
Secretaria da Criança - DF
Prova:
FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Artes Música |
Q590553
Pedagogia
Texto associado
À medida que interage com os fatos que presencia e
vivencia, a criança aprende a conformação global e, depois,
as partes componentes. Assim, incorpora,
progressivamente, essas vivências e percepções dentro de
uma estrutura conceitual, introjeta imagens e elabora
representações simbólicas. Portanto, no tocante à
inteligência musical, parece-nos que, por uma questão de
lógica, os procedimentos relativos ao processo de
ensino-aprendizagem da música devem seguir ou evoluir
nesse sentido.
Como sabemos, a música se desenvolve no tempo e, como tal, é fugaz, não possibilitando uma visão de conjunto nem uma reflexão a respeito de um todo estático. Assim sendo, as impressões auditivo-sonoras precisam ser reforçadas por impressões visuais e cinestésicas, proporcionadas pela declamação e pela percussão do ritmo, assim como pela entoação e, principalmente, pela execução do contorno melódico em um instrumento, para que o aluno, tanto criança quanto jovem, possa visualizar concretamente e, depois, imaginar, conceber mentalmente uma representação dos componentes e das propriedades constitutivas da melodia e da estrutura rítmica.
Vera Regina Pilla Cauduro. Implicações pedagógicas na apreensão e compreensão de estruturas rítmicas e melódicas. In: Anais do 1.º Encontro Anual da ABEM, dezembro de 1992, UFRJ. Rio de Janeiro (com adaptações).
Como sabemos, a música se desenvolve no tempo e, como tal, é fugaz, não possibilitando uma visão de conjunto nem uma reflexão a respeito de um todo estático. Assim sendo, as impressões auditivo-sonoras precisam ser reforçadas por impressões visuais e cinestésicas, proporcionadas pela declamação e pela percussão do ritmo, assim como pela entoação e, principalmente, pela execução do contorno melódico em um instrumento, para que o aluno, tanto criança quanto jovem, possa visualizar concretamente e, depois, imaginar, conceber mentalmente uma representação dos componentes e das propriedades constitutivas da melodia e da estrutura rítmica.
Vera Regina Pilla Cauduro. Implicações pedagógicas na apreensão e compreensão de estruturas rítmicas e melódicas. In: Anais do 1.º Encontro Anual da ABEM, dezembro de 1992, UFRJ. Rio de Janeiro (com adaptações).
Considerando-se o texto, é correto afirmar que, caso um
adolescente em cumprimento de medida socioeducativa
esteja apreciando uma obra musical com o objetivo de
compreender o todo da estrutura da referida obra,