Identifique um sinal de ovo fresco:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a identificação de características que indicam a frescura de um ovo. Para resolver a questão, é necessário compreender quais são os sinais físicos que distinguem ovos frescos de ovos menos frescos ou estragados. Esse conhecimento é frequentemente abordado em disciplinas de Técnica Dietética, onde o manuseio e a avaliação de alimentos são fundamentais.
Alternativa correta: C - Quando colocado em um copo com água e sal, o ovo fica parado no fundo.
Esta alternativa é a correta porque um ovo fresco tem uma câmara de ar pequena, o que faz com que ele seja mais denso do que a água com sal e, portanto, ele afunda e permanece no fundo do copo. Este é um método clássico e prático usado para testar a frescura dos ovos.
Análise das alternativas incorretas:
A - Câmara de ar aumentada. Esta alternativa está incorreta porque uma câmara de ar aumentada é um sinal de ovo velho. À medida que o ovo envelhece, a umidade e o dióxido de carbono escapam através da casca, aumentando o tamanho da câmara de ar.
B - Teste da luz apresentando uma parte oca. Este teste refere-se à ovoscopia, onde um ovo é iluminado para verificar a sua qualidade interna. Uma parte oca ou sombras grandes indicam que o ovo pode estar velho ou estragado.
D - Presença da gema na periferia da clara. Em ovos frescos, a gema deve estar centralizada e a clara deve ser firme e espessa. Se a gema estiver na periferia, isso indica que o ovo pode ser velho, pois a clara perdeu a sua firmeza.
Compreender estas características e testes simples pode ajudar na avaliação da qualidade dos ovos de forma prática e eficaz no dia a dia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo