Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares N...
Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
Por divergir do sistema de educação brasileiro, os
estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras
não poderão ser aproveitados junto às instituições
nacionais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - errado
A questão aborda um aspecto importante da legislação educacional brasileira referente ao reconhecimento de estudos realizados no exterior, mais especificamente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para resolver esta questão, é necessário conhecer as normativas que regem a validação de estudos feitos fora do Brasil e como elas se aplicam ao campo da EJA.
A alternativa correta é "E - errado", pois, de acordo com a legislação educacional brasileira, os estudos realizados em instituições estrangeiras podem, sim, ser aproveitados e convalidados pelas instituições nacionais, desde que atendam a critérios definidos pelos sistemas de ensino. O processo de revalidação de estudos compreende a análise e a equivalência entre os conteúdos cursados no exterior e os previstos nas diretrizes curriculares nacionais.
É fundamental entender que a legislação educacional brasileira visa a promoção de mecanismos que facilitem a continuidade dos estudos e que evitem a repetência escolar por razões burocráticas, respeitando a diversidade e a globalização do conhecimento. Portanto, há um esforço para flexibilizar e adequar os processos educacionais em um contexto de mobilidade internacional.
É importante destacar que tal reconhecimento não é automático e depende de uma avaliação feita por parte da instituição nacional, que verificará a pertinência e a equivalência dos estudos realizados no exterior. Essa flexibilidade está alinhada aos princípios de inclusão e de direito à educação contínuos, princípios estes que são fundamentais para a EJA, que atende a um público com trajetórias educacionais diversas e muitas vezes não lineares.
Essa questão reforça a importância de compreender que a EJA deve ser vista como uma modalidade de ensino que promove a inclusão social e educacional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, independentemente de onde o indivíduo tenha iniciado ou dado continuidade à sua formação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 12. da Resolução CNE nº 2/2000 - Os estudos de Educação de Jovens e Adultos realizados em instituições estrangeiras poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais, mediante a avaliação dos estudos e reclassificação dos alunos jovens e adultos, de acordo com as normas vigentes, respeitados os requisitos diplomáticos de acordos culturais e as competências próprias da autonomia dos sistemas.
Gabarito: Errado
Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais.
Art. 12. da Resolução CNE nº 2/2000
Os estudos de Educação de Jovens e Adultos realizados em instituições estrangeiras poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais, mediante a avaliação dos estudos e reclassificação dos alunos jovens e adultos, de acordo com as normas vigentes, respeitados os requisitos diplomáticos de acordos culturais e as competências próprias da autonomia dos sistemas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo