A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacion...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035413 Pedagogia
A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. O campo “Traços, sons, cores e formas” permite conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas locais e universais no cotidiano da instituição escolar. Esse aspecto pode nos remeter aos patrimônios culturais.

Sobre patrimônios culturais é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A questão aborda o conceito de patrimônio cultural em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ele é trabalhado na educação infantil, especificamente no campo de experiências "Traços, sons, cores e formas". Este campo de experiência permite que as crianças tenham contato com diversas manifestações culturais e artísticas, enriquecendo seu aprendizado com elementos que fazem parte dos patrimônios culturais.

Vamos analisar cada alternativa para entender o que está correto e o que não está:

Alternativa A: A definição apresentada na alternativa A está correta. O patrimônio histórico e artístico nacional abrange bens móveis e imóveis cuja preservação é de interesse público, considerando seu valor histórico, arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico. Isso está alinhado com a legislação e os conceitos culturais vigentes no Brasil.

Alternativa B: Esta alternativa está incorreta. O Conjunto Arquitetônico de Paraty e o Centro Histórico de Ouro Preto são exemplos de patrimônios materiais, não imateriais. Patrimônios imateriais referem-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que comunidades, grupos e, em alguns casos, indivíduos reconhecem como parte de seu patrimônio cultural.

Alternativa C: Esta alternativa está incorreta. Os exemplos mencionados, como o Tambor de Crioula do Maranhão, a pintura corporal dos povos indígenas Wajãpi e o Ofício das Baianas de Acarajé, são na verdade patrimônios imateriais, pois representam práticas culturais e tradições vivas.

Alternativa D: Esta alternativa está incorreta, pois descreve características de patrimônios imateriais, mas menciona erroneamente como sendo de patrimônios materiais. Os patrimônios imateriais são aqueles que são transmitidos de geração em geração, adaptando-se e recriando-se ao longo do tempo, enquanto os patrimônios materiais são bens tangíveis e permanentes.

Compreender a diferença entre patrimônio material e imaterial é essencial para entender como a diversidade cultural é preservada e promovida na educação infantil, conforme orienta a BNCC.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo