Sobre a Constituição do Estado de Goiás, assinale a alternat...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) O prazo de validade do concurso público será de até três anos, prorrogável uma vez, por igual período. (ERRADO)
- Art. 92, inciso III: "o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;"
b) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, destinam-se apenas às funções de direção, chefia e assessoramento. (CERTO)
- Art. 92, inciso VI: "as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às funções de direção, chefia e assessoramento;"
c) A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência e definirá os critérios de sua admissão, observado, em relação aos cargos em comissão, o percentual mínimo de 10% (dez por cento). (ERRADO)
- Art. 92, inciso IX: a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência e definirá os critérios de sua admissão, observado, em relação aos cargos em comissão, o percentual mínimo de 1% (um por cento);"
d) O servidor ocupante de cargo efetivo na administração direta do Estado de Goiás, eleito para o cargo de deputado estadual, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. (ERRADO)
- Art. 93, inciso I: "Ao servidor da administração direta e indireta, de qualquer dos Poderes do Estado ou dos Municípios, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
- I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;"
e) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até sua adequada reintegração em outro cargo. (ERRADO)
- Art. 99, § 3º: "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
GABARITO: B)
QUESTÃO LETRA E DA PROVA AGENTE PC GO 2022, REPETIU COM A LETRA E DESTA QUESTÃO...
Dica: Fique atento! as questões se repetem....
Em relação aos agentes públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
(B) A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
(C) É vedada a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo.
(D) Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.
(E) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo