A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.3...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087633 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/ 1996, ao definir, em seu Art. 28, a necessária adequação do processo educativo às peculiaridades da vida no campo, abriu espaço para o repensar da educação ofertada às populações do campo, conduzindo a um amplo movimento sobre a educação necessária para atender à diversidade étnica, cultural, ambiental e social do campo. Portanto, adaptações são necessárias e devem ser definidas para atender aos aspectos essenciais à organização da ação pedagógica na escola de campo. Sobre tais adaptações, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

A questão aborda a importância de adaptações no processo educativo para atender às especificidades da vida no campo, conforme está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, em seu Artigo 28. Para resolver a questão, é necessário compreender que a educação no campo deve respeitar as particularidades do meio rural, suas demandas sociais, culturais e econômicas, incluindo o ritmo da vida agrícola e as condições ambientais.

O conhecimento necessário envolve entender que a LDB incentiva a flexibilização do calendário escolar para as escolas do campo, permitindo que se ajustem ao ciclo agrícola e às condições climáticas da região, entre outras especificidades. Essa flexibilização é importante para que os estudantes possam conciliar as atividades escolares com as atividades agrícolas, que são comuns em muitas famílias rurais.

A afirmativa A está correta, pois a LDB destaca a necessidade de adequar a educação ao trabalho na zona rural; a afirmativa B também está correta, pois os conteúdos e metodologias devem ser relevantes para os alunos da zona rural; e a afirmativa D está correta, pois é necessário contemplar a diversidade do campo em suas múltiplas dimensões.

Por sua vez, a afirmativa C é a INCORRETA, pois sugere que, apesar de precisar adaptar o calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas, as escolas do campo devem manter as férias no mesmo período das escolas urbanas. Na realidade, a LDB permite que as escolas do campo ajustem o período de férias de acordo com as necessidades locais, podendo diferir do calendário das escolas urbanas.

Portanto, a adequação do calendário escolar, incluindo as férias, precisa ser integralmente alinhada com as especificidades da vida rural, o que justifica a alternativa C ser a incorreta e o gabarito da questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

III - adequação à natureza do trabalho na zona rural.

Parágrafo único. O fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar. (Incluído pela Lei nº 12.960, de 2014)

LETRA C

C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo