Considerando o texto precedente e assuntos correlatos, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968484 Biologia
   O dia mundial da saúde digestiva, celebrado no dia 29 de maio, foi instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. Em 2022, o tema escolhido foi “Prevenção do Câncer Colorretal (CCR)” ― um tipo de câncer que acomete um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. 


Internet: <https://bvsms.saude.gov.br> (com adaptações). 
Considerando o texto precedente e assuntos correlatos, julgue o item seguinte. 

Do ponto de vista fisiológico, a principal causa do CCR e das doenças do cólon é a liberação de resíduos metabólicos das bactérias anaeróbicas que compõem a microbiota intestinal. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um texto sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, pedindo que se avalie se o item sobre a principal causa das doenças de cólon e do CCR seja a liberação de resíduos metabólicos de bactérias anaeróbicas presentes na microbiota intestinal. A microbiota intestinal é composta por uma população de microrganismos diversos, que incluem bactérias, vírus e fungos e são responsáveis pelo controle da proliferação de bactérias patogênicas. Essa microbiota pode ser utilizada como prevenção na ocorrência de câncer colorretal (CCR), mas estudos indicam uma associação entre a microbiota intestinal e o CCR, a partir da interação dessa microbiota com a mucosa do intestino, que resulta em inflamações crônicas ou malignas. A disbiose intestinal é uma alteração na microbiota que resulta em desequilíbrio entre as bactérias protetoras e as prejudiciais, que induzem as reações inflamatórias e podem contribuir para a incidência de tumores. O hábito de consumo de alimentos industrializados e com grandes quantidades de sal podem aumentar a tendência a uma disbiose, que amplia a possibilidade de doenças como o CCR, a colite ulcerativa, a doença de Crohn e outras. Essa associação entre a microbiota intestinal e o câncer colorretal ainda não é conclusiva, mas as pesquisas em andamento podem auxiliar na compreensão de um melhor diagnóstico e rastreamento do CCR. (Microbiota, qual o impacto no câncer colorretal? 2020. Disponível em https://www.onconews.com.br/site/revista-index-onc...,. Acesso em fevereiro de 2023; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

 
Fonte da imagem: site onconews.com.br



Do ponto de vista fisiológico, a principal causa do CCR e das doenças do cólon é a liberação de resíduos metabólicos das bactérias anaeróbicas que compõem a microbiota intestinal. 

As bactérias da microbiota intestinal podem ser tanto aeróbicas quanto anaeróbicas, e a principal causa dessas doenças do cólon e do CCR é a disbiose intestinal, que desequilibra a microbiota e pode tornar suscetível a presença e proliferação de bactérias patógenas no intestino. A liberação de resíduos metabólicos não é uma causa. Portanto, este item está incorreto.



Gabarito do Professor: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A causa do CCR ainda é desconhecida, mas alguns fatores podem elevar o risco de se obter a doença, que são: idade maior do que 50 anos; histórico familiar de CCR em parentes de primeiro grau; dieta rica em carne vermelha; portadores de colite ulcerativa crônica ou doença de Crohn; histórico de câncer de útero

Só acrescentando: a microbiota intestinal está em maior concentração no intestino grosso. Além de previnir CCR.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo