Considere o trecho a seguir. “A Lei nº 7.235, de 12 de jane...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o trecho do enunciado:
1º) “A Lei nº 7.235, de 12 de janeiro de 2022, que estima a Receita e fixa a Despesa do Município do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2022": significa que a Lei trata apenas sobre receitas e despesas. Logo atendeu ao que determina o princípio da exclusividade. O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa.
2º) “foi publicada no Diário Oficial do dia 13 de janeiro de 2022": significa que a lei foi publicizada e os interessados terão ciência de seu conteúdo. Portanto, atendeu ao princípio da publicidade. O princípio da publicidade é aquele que determina que qualquer interessado deve ter acesso às informações necessárias ao exercício da fiscalização sobre a utilização dos recursos arrecadados dos contribuintes.
Logo, o conteúdo do trecho indica atendimento a regras básicas decorrentes de dois dos princípios orçamentários, que são: exclusividade e publicidade.
GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: C
“A Lei nº 7.235, de 12 de janeiro de 2022, que estima a Receita e fixa a Despesa do Município do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2022, foi publicada no Diário Oficial do dia 13 de janeiro de 2022.”
Exclusividade
Cf 88 - Art. 165
§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
Princípio da Publicidade
GABARITO: C
O princípio da exclusividade nos ensina que a LOA não pode ter dispositivo estranho à fixação das despesas e previsão das receitas, isto é, só pode ter, exclusivamente, previsão de receita e fixação de despesa, com as exceções previstas na Constituição Federal. Vejamos:
Art. 165 § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
Cabe destacar que são duas as exceções ao princípio da Exclusividade, quais sejam:
a) Autorização para abertura de créditos suplementares;
b) Autorização contratação de operações de crédito (INCLUSIVE ARO).
Princípio básico da atividade da Administração Pública no regime democrático, está previsto no caput do art. 37 da Magna Carta de 1988. Justifica-se especialmente pelo fato de o orçamento ser fixado em lei, sendo esta a que autoriza aos Poderes a execução de suas despesa
questão lesa, porém errei, sou leso.
exclusividade: "que estima a Receita e fixa a Despesa do Município do Rio de Janeiro"
Publicidade: "foi publicada no Diário Oficial do dia 13 de janeiro de 2022"
A letra A) considero estar errada apenas pelo princípio da universalidade, que não ficou caracterizado no trecho em destaque, pois o princípio da anualidade está, sim, caracterizado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo