Os instrumentos de planejamento dos entes da administração ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2116278 Direito Financeiro
Os instrumentos de planejamento dos entes da administração pública têm seus conteúdos básicos dispostos no texto constitucional, tendo em vista assegurar a consistência do processo em todos os níveis de governo. Nesse contexto, a Lei que estimar a receita e fixar a despesa para o exercício:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de uma questão sobre a disciplina jurídica dada pela Constituição Federal de 1988 às nossas regras orçamentárias e sobre regras de Direito Financeiro que constam na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/00).

Primeiramente, deve-se atentar que a Lei que estimar a receita e fixar a despesa para o exercício é a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Vamos analisar as alternativas.

a)  ERRADO.  Não é na LOA que consta tal dispositivo. É em até 30 dias depois da apresentação que deverá ser apresentado tal dado, segundo o art. 8º da LRF: “Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso.
Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso".

b) ERRADO. A LOA poderá conter autorização para contratação de operação de crédito, segundo o art. 165, § 8º, da CF/88: “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei".

c)  ERRADO. A LOA poderá conter autorização para abertura de créditos adicionais suplementares, mas não pode abarcar autorização para abertura de créditos especiais, segundo o art. 165, § 8º, da CF/88: “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei".

d)  CORRETO. De acordo com o que consta no art.  165, § 14, da CF/88: “A lei orçamentária anual poderá conter previsões de despesas para exercícios seguintes, com a especificação dos investimentos plurianuais e daquele s em andamento".  

e)  ERRADO. A LOA não conterá sobre dispositivo estranho à fixação de despesa e estimativa de receita, com raras exceções, dentre as quais não se encontra dispor sobre parâmetros para iniciativa de lei para fixação das remunerações no âmbito do respectivo Poder Legislativo. 


GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra D.

A questão está se referindo à LOA:

A Emenda Constitucional (EC) 102, de 26 de setembro de 2019, alterou o art. 165 da Constituição Federal:

"§ 14. A lei orçamentária anual poderá conter previsões de despesas para exercícios seguintes, com a especificação dos investimentos plurianuais e daqueles em andamento."

Em relação às outras alternativas:

A) A programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso serão publicados até 30 dias após a publicação da LOA, ou seja, não são previstos "dentro" da LOA.

LRF

Art. 8o Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso.

B) Somente os créditos SUPLEMENTARES são exceção ao princípio da exclusividade. Sendo assim, somente esse tipo de crédito poderá constar na LOA. Créditos especiais e extraordinários não fazem parte da exceção.

A lei orçamentária anual poderá conter previsões de despesas para exercícios seguintes, com a especificação dos investimentos plurianuais e dos investimentos em andamento (EC 102/2019):

O art. 165, § 14 da CF/88, a LOA poderá conter previsões de despesas para exercícios seguintes, especificando quais são os investimentos plurianuais e quais investimentos estão em andamento. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 102, de 2019).

Note que não se trata da autorização/fixação da despesa, mas apenas da previsão desses gastos, caracterizando um reforço ao caráter de planejamento do orçamento público. Por isso, tal dispositivo não é exceção ao princípio da anualidade.

A Emenda Constitucional (EC) 102, de 26 de setembro de 2019, alterou o art. 165 da Constituição Federal, muito conhecido no setor público por estabelecer regras atinentes ao sistema de planejamento que deve nortear as ações governamentais, notadamente no que concerne aos planos plurianuais, às leis de diretrizes orçamentárias e às leis orçamentárias anuais. 

Quando a questão fala em "a Lei que estimar a receita e fixar a despesa", ela está se referindo à LOA. A LOA pode prever despesas para os exercícios seguintes, especificando investimentos plurianuais. Logo, gabarito é letra D!

O art. 165, § 14 da CF/88, a LOA poderá conter previsões de despesas para exercícios seguintes, especificando quais são os investimentos plurianuais e quais investimentos estão em andamento. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 102, de 2019).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo