Rapaz de 20 anos relata que decidiu procurar tratamento, po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q292067 Psiquiatria
Rapaz de 20 anos relata que decidiu procurar tratamento, pois não conseguiu ir a uma festa da faculdade. Diz que sempre foi tímido, tinha dificuldades para conhecer pessoas novas, e passava mal antes de fazer uma apresentação oral na escola. Refere que seu rosto ficava vermelho e começava a tremer nessas situações. Por isso, ficava sozinho no intervalo da escola, às vezes ficava dentro da sala de aula quando a professora permitia e, muitas vezes, era obrigado a ficar no pátio da escola. Incomodava-se com o que os colegas pensavam sobre ele e isso se tornava uma dificuldade maior para que ele se aproximasse das pessoas. Quando convidado para festas de colegas, inventava desculpas e não ia. Na formatura da escola, relata que foi à festa, mas sentia dores abdominais e tinha vontade de vomitar. Tinha expectativas de que iria conseguir enfrentar seus medos na faculdade, pois ninguém o conhecia, seria uma “vida nova”. A falha em ir à festa da faculdade impeliu-o a buscar tratamento.

Considerando o caso clínico descrito, é correto afirmar que o diagnóstico é de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta. O tema central é a identificação correta de transtornos de ansiedade, fobias e síndromes relacionadas, com base em um caso clínico descrito. Esse tipo de questão requer conhecimento sobre os sintomas e características de diferentes transtornos psiquiátricos.

A alternativa correta é: C - fobia social.

Justificativa:

A fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, caracteriza-se pelo medo intenso de ser avaliado negativamente em situações sociais ou de desempenho. O indivíduo descreve sintomas como evitação de festas, desconforto em interações sociais, e sintomas físicos como rubor facial e tremor em situações de exposição pública. Esses são indicativos claros de fobia social.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Transtorno do pânico: Este transtorno é caracterizado por ataques de pânico inesperados e recorrentes, que não são descritos no caso apresentado. Portanto, essa alternativa não é adequada.

B - Transtorno de personalidade esquizoide: Pessoas com esse transtorno geralmente apresentam desapego a relações sociais e uma gama restrita de expressão emocional. O rapaz, no entanto, demonstra preocupação com a opinião dos outros e desejo de interagir, o que não se alinha com o esquizoide.

D - Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): O TOC é caracterizado por obsessões e compulsões, que não são relatadas no caso. Assim, essa alternativa também não é adequada.

E - Dismorfofobia: Trata-se de uma preocupação excessiva com defeitos percebidos na aparência física. O caso não menciona preocupações desse tipo, portanto, esta alternativa está incorreta.

Estratégia para resolver questões como esta: Ao enfrentar questões diagnósticas, é importante se concentrar nos sintomas descritos e associá-los aos critérios diagnósticos dos transtornos. Compare cada sintoma com o que é tipicamente visto em cada opção de resposta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo