A respeito dos direitos políticos previstos na CRFB, ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra C.
A questão aborda os direitos políticos conforme previstos na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988. Os direitos políticos englobam o conjunto de regras que regulamentam a participação popular no processo político e nos órgãos governamentais. Para acertar questões do tipo, é importante conhecer as normas relacionadas ao sufrágio, alistamento eleitoral, condições de elegibilidade e inelegibilidade, formas de exercício da soberania popular e procedimentos relacionados aos mandatos eletivos.
Dentro desse contexto, vejamos por que a alternativa C é a incorreta e, portanto, o gabarito da questão:
Alternativa C: "O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da posse, instruída a ação com provas e abuso do poder econômico, corrupção ou fraude."
Essa afirmação é incorreta porque a CRFB estabelece que a ação de impugnação de mandato tramita em segredo de Justiça, sendo proposta dentro de um prazo de quinze dias a contar da diplomação, e não da posse. Trata-se da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), regulada pelo artigo 14, § 10 da CRFB. O erro na alternativa está em confundir a data inicial para a contagem do prazo para impugnação, que é a diplomação (ato que formaliza o reconhecimento da eleição do candidato pelas autoridades eleitorais), e não a posse (ato que efetivamente autoriza o início do exercício do cargo eletivo).
As demais alternativas estão em conformidade com o que dispõe a CRFB:
Alternativa A: Corresponde ao princípio da soberania popular, expresso no artigo 14 da CRFB.
Alternativa B: Reflete o conteúdo do artigo 14, § 2º, da CRFB, que trata do alistamento eleitoral.
Alternativa D: Está em consonância com o artigo 14, § 3º, item IV, da CRFB, que exige o domicílio eleitoral como condição de elegibilidade.
Alternativa E: Vai ao encontro do que dispõe o artigo 14, § 3º, item VI, alínea 'c', da CRFB, que estabelece a idade mínima para ser eleito Senador.
Espero que a explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e a razão pela qual a alternativa C é a incorreta. Continue estudando e bons estudos para o seu concurso!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CF/88, Art. 14, § 10 - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas De abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.
Valeu, Felipe Veiga. Havia esquecido de frisar...
a) A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular. (Art. 14)
b) Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. (Art. 14 § 2º)
d) São condições de elegibilidade, na forma da lei:
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição; (Art. 14 § 3º)
e) São condições de elegibilidade, na forma da lei:
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; (Art. 14 § 3º)
Art. 14, § 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo