No CMMI, as áreas de processo "Desenvolvimento de Requisitos...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão referente ao CMMI e ao MPS-BR e entender a alternativa correta e as incorretas.
Alternativa correta: C - D e E
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo que guia organizações na melhoria de seus processos. Ele possui diferentes níveis de maturidade, sendo o nível 3 conhecido como Definido. Nesse nível, as áreas de processo como "Desenvolvimento de Requisitos" e "Definição de Processo Organizacional" são bem documentadas e padronizadas na organização.
O MPS-BR (Modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro) é um modelo de qualidade utilizado no Brasil, semelhante ao CMMI, mas adaptado à realidade das empresas brasileiras. Ele também possui níveis de maturidade, que vão de A (mais alto) a G (mais baixo).
No MPS-BR, as áreas de processo "Desenvolvimento de Requisitos" e "Definição de Processo Organizacional" estão situadas nos níveis D e E. Esses níveis correspondem a um estágio intermediário de maturidade, onde processos são gerenciados e definidos, mas ainda podem necessitar de melhorias adicionais para alcançar níveis mais altos, como A ou B.
Justificativa das alternativas:
A - B e C: Incorreta. No MPS-BR, os níveis B e C são superiores aos níveis D e E, que são os corretos para as áreas mencionadas. Níveis B e C indicariam um estágio de maturidade mais alto do que o necessário.
B - C e D: Incorreta. Embora o nível D seja correto, o nível C é mais elevado do que o nível E, que é o correto para a área de "Definição de Processo Organizacional".
C - D e E: Correta. Como mencionado, no MPS-BR, "Desenvolvimento de Requisitos" e "Definição de Processo Organizacional" estão nos níveis D e E, respectivamente. Esta alternativa está correta.
D - E e F: Incorreta. Esta opção sugere que as áreas estão em níveis mais baixos do que realmente estão. O nível F está abaixo do nível E, que não é apropriado para essas áreas conforme especificado.
E - F e G: Incorreta. Níveis F e G são os mais baixos no MPS-BR, indicando processos iniciais e menos maduros. Estes níveis não são compatíveis com a maturidade esperada das áreas mencionadas.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor a relação entre os níveis de maturidade do CMMI e do MPS-BR. Se houver mais dúvidas ou outra questão para analisar, estarei à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se para os níveis definidos do MPS.BR, temos:
Parcialmente definido E (Começam a entrar os processos padronizados)
Largamente Definido D (entram os processos de engenharia de software)
Definido C (entram os processos de proatividade)
Portanto, podemos concluir que o processo de “desenvolvimento de requisitos”, que é processo de engenharia de software, entra no nivel D e o processo de definição do processo organizacional, que é processo de estruturação (organização, padronização, definição) entra no nível E.
Dicas:
- Na maioria dos casos, os processos que possuem organizacional no nome são processos de padronização. Definição do processo organizacional é um dos processos que caracterizam a padronização, ou seja, o processo é definido.
- Os processos que caracterizam a proatividade no MPS.BR são gerência de riscos, gerência de decisão e desenvolvimento para reutilização.
- Existem dois processos que envolvem requisitos no CMMI e MPS.BR, os dois processos são “gerência de requisitos” (nível G) e o próprio processo de “Desenvolvimento de requisitos“ (nível D) que foi mencionado na questão. Desenvolvimento de requisitos é parte da engenharia de software, e o nível de maturidade do MPS.BR onde predominam os processos de software é o nível D – largamente definido, característica central: padronização da engenharia de software
Relembrar é viver:
Nível A (Em Otimização)
- sem processos específicos
Nível B (Gerenciado Quantitativamente)
- sem processos específicos
Nível C (Definido)
- Desenvolvimento para Reutilização (DRU)
- Gerência de Decisões (GDE)
- Gerência de Riscos (GRI)
Nível D ( Largamente Definido)
- Desenvolvimento de Requisitos (DRE)
- Integração do Produto (ITP)
- Projeto e Construção do Produto (PCP)
- Validação (VAL)
- Verificação (VER)
Nível E (Parcialmente Definido)
- Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (AMP)
- Definição do Processo Organizacional (DFP)
- Gerência de Recursos Humanos (GRH)
- Gerência de Reutilização (GRU)
Nível F (Gerenciado)
- Aquisição (AQU)
- Gerência de Configuração (GCO)
- Gerência da Qualidade (GQA)
- Gerência de Portifolio de Projetos (GPP)
- Medição (MED)
Nível G (Parcialmente Gerenciado)
- Gerência de Projetos (GPR)
- Gerência de Requisitos (GRE)
Para responder a questão basta lembrar que o Nivel D corresponde a categoria Engenharia do CMMI 1.2
- Desenvolvimento de Requisitos (DRE)
- Integração do Produto (ITP)
- Validação (VAL)
- Verificação (VER)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo