“Derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina a...
“Derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina a eficácia do negócio jurídico a evento futuro e incerto, resolvendo os seus efeitos já deflagrados”.
À luz do Título do Código Civil relativo ao Negócio Jurídico (Título I, do Livro III), a assertiva acima corresponde ao conceito objetivo de:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E
CC - Art. 121. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.
• Condição suspensiva: é aquela que paralisa a eficácia do ato até que ocorra o evento futuro e incerto.
• Condição resolutiva: o ato ou negócio jurídico produz efeitos desde logo, mas ele pode deixar de produzir estes efeitos se acontecer um evento futuro e incerto.
Art. 127. Se for resolutiva a condição, enquanto esta se não realizar, vigorará o negócio jurídico, podendo exercer-se desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido.
Art. 128. Sobrevindo a condição resolutiva, extingue-se, para todos os efeitos, o direito a que ela se opõe; mas, se aposta a um negócio de execução continuada ou periódica, a sua realização, salvo disposição em contrário, não tem eficácia quanto aos atos já praticados, desde que compatíveis com a natureza da condição pendente e conforme aos ditames de boa-fé.
ADENDO:
Termo - Suspende o exercício, mas não aquisição do direito.
Encargo- Não suspende a aquisição nem o exercício do direito.
Condição- suspende a aquisição e o exercício do direito.
revisar
é suspensiva quando há interesse público (absolutamente incapaz)
.
Pra mim, a questão é passível de anulação. A definição vale tanto para condição suspensiva quanto resolutiva, já que ambas "subordinam a eficácia do negócio jurídico a evento futuro e incerto". O código só apresenta regramento próprio para cada uma das espécies nos dispositivos seguintes
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo