Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamific...

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Q2612083 Pedagogia

Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamificação foram descritos por meio das asserções seguintes, porém apenas uma alternativa foi elaborada corretamente, assinale-a:

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Alternativa correta: D - A gamificação não é uma atividade recente que só começou a ser empregada com o afloramento das metodologias ativas.

Vamos entender melhor o tema e a questão:

A gamificação é a aplicação de elementos e dinâmicas de jogos em contextos que não são jogos, com o objetivo de engajar pessoas, motivar ações e resolver problemas. Na educação, a gamificação é utilizada para tornar o aprendizado mais interativo e envolvente, incentivando os alunos a participarem de forma mais ativa e entusiasmada.

Agora, vamos justificar cada uma das alternativas:

Alternativa A: "O jogo e a gamificação são conceitos interligados, ou seja, análogos."

Essa alternativa está incorreta. Embora jogo e gamificação estejam relacionados, eles não são conceitos análogos. O jogo é uma atividade com regras específicas e um objetivo final, enquanto a gamificação usa elementos de jogos em contextos não lúdicos para incentivar o engajamento e a motivação.

Alternativa B: "Por meio da gamificação, é feita a dissociação de um conteúdo, ação pedagógica ou atividade cognitiva ao jogo."

Essa alternativa também está incorreta. A gamificação não dissocia conteúdo ou atividades pedagógicas do jogo, mas sim integra elementos de jogos a essas atividades para tornar o aprendizado mais dinâmico e motivador.

Alternativa C: "A grande vantagem da gamificação é que para aplica-la o professor pode escolher qualquer jogo que esteja disponível ou que ele possua domínio."

Essa alternativa é incorreta. Não basta escolher qualquer jogo. A gamificação requer a escolha cuidadosa de elementos de jogo que se alinhem com os objetivos pedagógicos e que possam ser integrados ao contexto das atividades educacionais.

Alternativa D: "A gamificação não é uma atividade recente que só começou a ser empregada com o afloramento das metodologias ativas."

Essa é a alternativa correta. A gamificação já era utilizada em diferentes contextos antes do surgimento das metodologias ativas. No entanto, com o crescimento dessas metodologias, a gamificação se tornou mais popular e amplamente aplicada na educação.

Alternativa E: "A gamificação é estrita para o emprego de jogos eletrônicos."

Essa alternativa está incorreta. A gamificação não se limita a jogos eletrônicos. Ela pode envolver uma variedade de atividades, incluindo jogos de tabuleiro, dinâmicas de grupo e outras estratégias que incorporam elementos de jogos, como pontos, níveis e recompensas.

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