São exceções ao que determina o princípio da discriminação o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q91558 Administração Financeira e Orçamentária
Com relação a programação orçamentária e contabilidade pública,
julgue os itens que se seguem.

São exceções ao que determina o princípio da discriminação ou especialização os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, não podem ser cumpridos em subordinação às normas gerais de execução da despesa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos entender o tema central da questão, que trata do princípio da discriminação no orçamento público. Esse princípio é também conhecido como princípio da especialização e estipula que as despesas e receitas do orçamento devem ser detalhadas da forma mais específica possível, identificando claramente a finalidade de cada gasto e a origem de cada recurso.

No entanto, existem algumas exceções a esse princípio, sendo que uma delas são os programas especiais de trabalho. Esses programas, devido à sua natureza particular, não conseguem seguir as normas gerais de execução da despesa de maneira rígida, necessitando de um tratamento diferenciado, o que justifica a exceção.

Alternativa correta: C - certo. A justificativa correta é que a assertiva está certa ao reconhecer que os programas especiais de trabalho são, de fato, exceções ao princípio da discriminação ou especialização, como explicado anteriormente.

Por que a alternativa "E - errado" não é correta? Esta alternativa estaria correta se a questão afirmasse que todas as despesas devem ser detalhadas sem exceção, o que não é o caso devido à existência de programas especiais de trabalho que requerem um tratamento orçamentário flexível.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LEI 4320
ART 20
Parágrafo único. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, não possam cumprir-se subordinadamente às normas gerais de execução da despesa poderão ser custeadas por dotações globais, classificadas entre as Despesas de Capital.
Gabarito C.

Princípio da especificação/especialização/discriminação


Historicamente, a discriminação das receitas e despesas por parte do Executivo favorece a tarefa de controle do orçamento por parte do Legislativo. Esse mandamento perdurou no Brasil sob a Lei 4.320/64, de onde se depreende que a Lei de Orçamento não consignará dotações globais (art. 5º) e a discriminação da despesa far-se-á no mínimo por elementos (art. 15).

No entanto, um orçamento excessivamente detalhado pode se tornar uma peça sem correspondência com a realidade. Então. recentemente houve certa flexibilização, com a Portaria Interministerial STN/SOF 163/2001, que atualizou a classificação da natureza da despesa, indicando que a LOA não precisa mais trazer a despesa em nível de elemento. A alocação de recursos aos diferentes elementos de despesa pode ficar a cargo das unidades executoras do orçamento, posteriormente à aprovação da Lei.

Outras exceções ao princípio da espeficificação:
- Reserva de contingência - dotação genérica, sem aplicação definida, a fim de atender a "passivos contingentes", como pagamentos devidos a execuções judiciais, ou para executar novas dotações, por meio de créditos adicionais.
- Programas especiais de trabalho (Lei 4.320/1964, art. 20 parágrafo único) - são grandes investimentos que, por sua complexidade  e abrangência, e não podem ter toda sua composição de despesas explicitada de antemão. Assim, eles são autorizados a partir de dotações globais, genéricas, e a correspondente discriminação das despesas se dará durante a própria execução.

Prof. Graciano Rocha
O princípio da discriminação determina que as receitas e despesas devem ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos.
As exceções 
são os  programas especiais de trabalho, como os programas de proteção à testemunha, que se tivessem especificação detalhada, perderiam sua finalidade. Certo.
Bons estudos!

Princípio da especificação/discriminação/especialização: Determina que as receitas e despesas constem na LOA de forma detalhada para evitar dotações globais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo