No que se refere aos arquivos intermediários, assinale a al...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1655542 Arquivologia
No que se refere aos arquivos intermediários, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No que se refere aos arquivos intermediários, a alternativa correta é a letra B: Conservam a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes.

Vamos entender melhor o tema da questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la.

Arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos que, embora já não sejam usados frequentemente, ainda não podem ser eliminados ou enviados para o arquivo permanente. Eles são uma fase intermediária na gestão documental.

A alternativa B é a correta porque, de fato, os arquivos intermediários mantêm a classificação original dada nos arquivos correntes. A organização dos documentos segue a mesma ordem para facilitar a recuperação futura, se necessário.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Funcionam como centro de distribuição e redistribuição de documentos.
Esta alternativa está incorreta porque os arquivos intermediários não são centros de distribuição ou redistribuição. Eles são locais de armazenamento temporário para documentos que já não são utilizados frequentemente.

C - Guardam documentos em razão de seu valor histórico.
Esta alternativa descreve a função dos arquivos permanentes, não dos intermediários. Arquivos permanentes são destinados ao armazenamento de documentos que possuem valor histórico, cultural, administrativo ou legal.

D - São aqueles que realizam a reprografia dos documentos.
Reprografia refere-se à reprodução de documentos. Arquivos intermediários não têm essa função; sua função principal é armazenar documentos temporariamente.

E - Definem as políticas de preservação dos documentos.
A definição de políticas de preservação de documentos é uma responsabilidade das unidades de gestão documental ou dos arquivos permanentes, e não dos arquivos intermediários.

Portanto, a alternativa que melhor representa a função dos arquivos intermediários é a B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA B).

Na fase Intermediária, os documentos ainda permanecem o caráter primários, ou seja, como possui VALOR IMEDIATO e PRIMÁRIO.

Resposta Correta: B) Conservam a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes.

Análise das Alternativas:

A) Funcionam como centro de distribuição e redistribuição de documentos.

Incorreto. Arquivos intermediários servem como um estágio entre arquivos correntes e permanentes, e não são centros de distribuição e redistribuição.

B) Conservam a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes.

Correto. A classificação de documentos nos arquivos intermediários é mantida como estava nos arquivos correntes. Essa é a etapa em que os documentos não são mais de uso frequente na administração, mas ainda podem ser necessários para consultas esporádicas, por isso a classificação não muda.

C) Guardam documentos em razão de seu valor histórico.

Incorreto. Arquivos intermediários armazenam documentos que já cumpriram seu prazo de retenção nos arquivos correntes mas ainda não foram avaliados para descarte ou armazenamento permanente. Eles não são mantidos especificamente por seu valor histórico.

D) São aqueles que realizam a reprografia dos documentos.

Incorreto. A reprografia não é uma função dos arquivos intermediários, mas sim um procedimento que pode ser aplicado em diferentes estágios da gestão de documentos.

E) Definem as políticas de preservação dos documentos.

Incorreto. Arquivos intermediários não definem políticas de preservação, mas aplicam políticas definidas em outras etapas da gestão documental.

Conclusão:

A alternativa correta é B, já que arquivos intermediários mantêm a mesma classificação que os documentos tinham quando estavam nos arquivos correntes. Esta etapa serve como uma fase de transição, na qual os documentos ainda podem ser necessários para fins legais ou administrativos antes de serem descartados ou transferidos para arquivos permanentes. Essa é uma questão que reflete o entendimento do fluxo dos documentos dentro da estrutura de um sistema de arquivos, um conceito fundamental em arquivologia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo