Nas organizações públicas, os modelos e ferramentas de gestã...
seguem.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E ela deve estar respaldada e utilizar-se dos preceitos e sistemas empregados na modernidade da Gestão de RH, quais sejam:
» Gestão de Talentos
» Gestão de Resultados
» Gestão de Competências e Habilidades
» Gestão de Conhecimentos
» Remuneração Estratégica.
fonte: http://www3.catho.com.br/salario/action//artigos/Gestao_de_carreiras_nas_organizacoes.php
Considero que o erro da questão está em afirmar que a Gestão de Carreiras ocorre de forma autônoma e descentralizada, pois necessita de insumos que vão além do conhecimento temporal do Gestor sobre determinado subordinado.
Segue um trecho do livro "Administração Geral e Pública", página 236, de Chiavenato:
"Para flexibilizar as regras gerais relativas às carreiras, estão sendo definidas atribuições amplas e com elementos comuns e regras gerais e uniformes relativas à remuneração, promoção e aposentadoria. Tal medida irá permitir, futuramente, a redução do número de carreiras civis do Estado para algo em torno de cinco: os diplomatas, os fiscais, os administradores civis, os procuradores e os policiais. Com isso, aumenta-se o campo de atuação de seus integrantes, facilitando o seu remanejamento e a administração da carreira, de acordo com as necessidades do Estado. Esse processo envolve tanto carreiras que estão sendo criadas quanto carreiras já existentes.
Uma vez que as atribuições amplas possibilitam aos integrantes das carreiras ter exercício em diversos órgãos do Poder Executivo Federal, estão sendo criados instrumentos que garantem a unidade da carreira, bem como a sua consolidação em cada órgão. Foi definido um Órgão Supervisor para as carreiras visando a garantir parâmetros uniformes nos aspectos relacionados a concurso, capacitação profissional e acompanhar o desenvolvimento profissional de seus integrantes, elementos que caracterizam uma carreira como tal. O Órgão Supervisor será responsável pela organização da carreira do ponto de vista profissional, em decorrência de sua maior proximidade com as atividades específicas desempenhadas por seus integrantes."
ERRADO.
QUESTÃO: Nas organizações públicas, os modelos e ferramentas de gestão de carreiras têm sido concebidos pelos órgãos de gestão de pessoas de forma autônoma e descentralizada.
No Brasil, na Administração Pública Federal, por exemplo, a gestão de recursos humanos ocorre de forma centralizada, através da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRH / MPOG). O MPOG é o órgão central responsável pela gestão de recursos humanos do governo federal (e, consequentemente, responsável pela gestão de carreiras dos servidores públicos federais).Sua principal atividade é a elaboração de normas e definição de procedimentos que devem ser observados pelas áreas de recursos humanos de toda a Administração Pública Federal.
Logo, assertiva incorreta.
Espero ter ajudado!
Nas organizações públicas, os modelos e ferramentas de gestão de carreiras têm sido concebidos pelos órgãos de gestão de pessoas de forma autônoma e descentralizada. ERRADA
----------
Enumeram-se alguns equívocos da Constituição de 1988 no campo da administração de recursos humanos. Por meio da institucionalização do Regime Jurídico Único, deu início ao processo de uniformização do tratamento de todos os servidores da Administração direta e indireta. Limitou-se o ingresso ao concurso público, sendo que poderiam ser também utilizadas outras formas de seleção que, tomariam mais flexível o recrutamento de pessoal sem permitir a volta do clientelismo patrimonialista (...)
Como os incentivos positivos são também limitados —
dada a dificuldade de estabelecer gratificações por desempenho e o fato de que a
amplitude das carreiras (distância percentual entre a menor e a maior remuneração, foi
violentamente reduzida, na maioria dos casos não superando os 20% os
administradores públicos ficaram destituídos de instrumentos para motivar seus
funcionários, a não ser as gratificações por ocupação de cargos em comissão
(DAS). (...) O perfil da distribuição de servidores em carreiras
apresenta sérias distorções. Do total de funcionários civis estatutários, cerca de 47%
estão agrupados fora de carreiras específicas, sem definição de atribuições, alocados no
Plano de Cargos e Carreiras -PCC. Ressalta-se, ainda, uma concentração de pessoal
nos níveis operacionais, sendo o quadro técnico, representante da inteligência do
Estado, bastante reduzido. Consideram-se carreiras estruturadas apenas a
Diplomacia, o Magistério e a dos Militares. São aquelas que possuem uma amplitude entre
o piso e o teto salarial (entre a menor e a maior remuneração), que estimula o servidor
a buscar a ascensão funcional e possibilita a pratica de políticas de promoção
baseadas em avaliações de desempenho. Outras carreiras, como as dos Procuradores, Polícia
Federal, Receita Federal, Finanças, Controle e Orçamento e dos Gestores têm
alguma estruturação, mas sua amplitude de remuneração é pequena.(...) Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato
Quem teve pelo menos 8 horas de estudos não tem como errar essa questão, Pois ta na cara, assim quando vc começa a estudar tem dizendo os princípios mencionando o que é descentralização e centralização, direta e indireta e etc... Em fim, ORGÃO é uma ligação direta ao governo e de forma centralizada .. A questão ta toda errada, até que em fim uma questão que estar clara e pra quem estudou não tem dificuldade de responder ..
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo