No âmbito do Direito Civil, uma pessoa natural, também conh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299176 Direito Civil
No âmbito do Direito Civil, uma pessoa natural, também conhecida como pessoa física, refere-se a um indivíduo humano, ou seja, uma pessoa real, com existência física, que possui direitos e obrigações perante a lei. As pessoas naturais têm capacidade jurídica para adquirir direitos e contrair obrigações. Com base no art. 4º, do Código Civil Brasileiro, que trata da capacidade civil das pessoas naturais, marque a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre os incapazes:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, precisamos entender que ela aborda a capacidade civil das pessoas naturais, com base no Código Civil Brasileiro. A capacidade civil refere-se à aptidão de uma pessoa para exercer pessoalmente atos da vida civil. O Código Civil, em seu artigo 4º, esclarece quais indivíduos são considerados relativamente incapazes.

Vamos analisar cada alternativa:

A - Os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos são incapazes apenas para atos relacionados à aquisição de bens imóveis.

Essa alternativa está incorreta. Os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos são considerados relativamente incapazes para todos os atos da vida civil, não apenas para a aquisição de bens imóveis. Eles precisam de assistência dos pais ou responsáveis para realizar tais atos.

B - Os ébrios habituais são considerados incapazes de exercer qualquer ato da vida civil.

Essa alternativa também está incorreta. Os ébrios habituais são considerados relativamente incapazes, o que significa que precisam de assistência para certos atos, mas não são incapazes de exercer qualquer ato da vida civil.

C - Aqueles que não puderem exprimir sua vontade devido a causa transitória ou permanente são considerados incapazes, exceto se estiverem acompanhados por um curador.

Esta alternativa está correta. Conforme o Código Civil, pessoas que não podem exprimir sua vontade, seja por causa transitória ou permanente, são consideradas relativamente incapazes e devem ter um curador que as auxilie.

D - Os pródigos são considerados incapazes somente para a prática de atos relacionados a direitos reais.

Esta alternativa está incorreta. Os pródigos são considerados relativamente incapazes, necessitando de assistência para administrar seus bens e praticar atos que possam comprometer seu patrimônio, não se limitando apenas a direitos reais.

Como exemplo prático, imagine João, que tem 17 anos e deseja comprar um carro. Ele pode realizar esse ato, mas precisará da autorização dos pais ou responsáveis para que a transação seja válida. Isso ilustra a condição de relativa incapacidade.

Ao interpretar questões como essa, preste atenção aos termos legais e conceitos específicos, identificando a diferença entre incapacidade absoluta e relativa. Isso pode ajudá-lo a eliminar alternativas incorretas e chegar à resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer:

I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

II - os ébrios habituais e os viciados em tóxico;

III - aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade;

IV - os pródigos.

Gabarito: c)

Serão considerados incapazes, RELATIVAMENTE. Não entendi isso não, por qual motivo essa C está certa se não deixou expresso que a incapacidade é relativa?

rapaz, ta certo isso?

Desconsiderem essa questão.

A, B e D estão erradas, pois "são incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer" aqueles entre 16-18, os ébrios e os pródigos.

Normalmente ébrios e pródigos ficam impedidos de exercer atos patrimoniais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo