No que concerne à utilização do transporte intermodal e do ...
No que concerne à utilização do transporte intermodal e do multimodal, julgue o item subsequente.
O valor agregado pelo transporte é função do grau de
integração do sistema de transporte com outras funções
logísticas. Sendo assim, cada modo de transporte pode
contribuir com o aumento do valor agregado quando as
operações se realizam em um sistema multimodal bem
estruturado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C - certo está correta.
O tema central dessa questão é a integração entre diferentes modos de transporte e como isso pode agregar valor às operações logísticas. Para entender bem a questão, é importante conhecer a diferença entre transporte intermodal e multimodal.
Transporte Intermodal: Refere-se ao uso de diferentes modos de transporte (como rodoviário, ferroviário, marítimo) para mover uma carga do ponto de origem ao destino. Cada segmento do transporte é gerido por um operador diferente.
Transporte Multimodal: Envolve também o uso de diversos modos de transporte, mas sob a responsabilidade de um único operador desde a origem até o destino.
A questão destaca que o valor agregado pelo transporte é influenciado pelo grau de integração entre o transporte e outras funções logísticas, como armazenamento e distribuição. Isso significa que quando há uma boa integração e estruturação dos sistemas de transporte, especialmente no multimodal, cada modo pode maximizar sua eficiência e efetivamente contribuir para o aumento do valor do serviço logístico.
Portanto, a afirmação do enunciado está correta, pois cada modo de transporte, quando parte de um sistema multimodal bem estruturado, pode melhorar a eficiência das operações, reduzindo custos, tempos de entrega e melhorando a satisfação do cliente final.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correto.
Programa-mestre de produção: baseado na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa-mestre de produção, também chamado MPS (Master Production Schedule), é quem orienta todo o sistema MRP. O MPS alimenta o MRP com as informações sobre o produto final, ou seja, quais os componentes e quando serão agregados ou transformados no produto final planejado. Seu horizonte de planejamento é normalmente de um ano, dividido em semanas. Lista de materiais: fazendo uma analogia à preparação de um bolo, podemos dizer que as listas de materiais são a receita que especifica os “ingredientes” para a preparação do MRP. Elas contêm as quantidades exatas de matérias-primas, componentes e sub-rotinas que determinarão a confecção do produto final. Além de especificar, as listas de materiais determinam o momento em que os materiais devem estar disponíveis e identificam suas relações de dependência com outros materiais e com o produto final.
DIAS (2010)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo