As diretrizes concernentes à formação dos professores (Brasi...
As diretrizes concernentes à formação dos professores (Brasil, 1999) assinalam que uma educação de “qualidade” deve desenvolver, nos aprendizes, diferentes capacidades “cognitivas, afetivas, físicas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação interpessoal” (p. 25). E, ainda, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil, 1997) constituem, também, uma referência ao currículo do ensino fundamental. Esse currículo visa ao desenvolvimento de capacidades “de relações interpessoais, cognitivas, afetivas, éticas, estéticas, para que o aluno possa dialogar de maneira adequada com a comunidade, aprenda a respeitar e a ser respeitado, a escutar e ser escutado, a reivindicar seus direitos e a cumprir seus deveres”.
(Brasil, 1997, p. 46.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender as diretrizes concernentes à formação dos professores e a importância da afetividade na relação aluno-professor. O tema envolve conceitos de afetividade e desenvolvimento cognitivo conforme a teoria de Wallon.
A alternativa correta, ou seja, a que está INCORRETA, é a Alternativa C.
Vamos agora justificar cada uma das alternativas para melhor compreensão:
Alternativa A: Esta alternativa aponta que o desafio do afeto é compartilhado entre todos no ambiente escolar e que a relação aluno-professor é permeada por afeto, sendo as emoções fundamentais para a inteligência. Isso está em linha com a teoria de Wallon, que enfatiza a importância da afetividade na constituição do sujeito.
Alternativa B: Ela ressalta a relação entre afetividade e inteligência, destacando o papel do educador em trabalhar razão e emoção. Wallon também concorda com essa ideia, pois ele vê a afetividade como essencial no processo de desenvolvimento humano.
Alternativa C: Esta alternativa está INCORRETA porque sugere que a afetividade corresponde a um momento mais tardio do desenvolvimento, separado do desenvolvimento cognitivo. No entanto, Wallon propõe que a afetividade e a cognição são indissociáveis desde o início do desenvolvimento da criança. A afetividade não surge apenas em um estágio posterior, mas está presente e é fundamental desde os primeiros anos de vida.
Alternativa D: Fala sobre a importância das interações sociais, trocas e formação de vínculos, intermediados pela afetividade, de forma integrada no processo educativo. Isso está de acordo com a visão de Wallon, que vê a aprendizagem como um processo que envolve a interação entre aspectos afetivos, sociais e intelectuais.
Portanto, a Alternativa C está incorreta ao isolar a afetividade como um aspecto separado e posterior no desenvolvimento, o que vai contra os conceitos defendidos por Wallon que vê a afetividade como um elemento estrutural e presente desde o início do desenvolvimento da criança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo