Kauê, um menino de 6 anos, frequenta o 1° ano do Ensino Fund...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q938053 Pedagogia
Kauê, um menino de 6 anos, frequenta o 1° ano do Ensino Fundamental. Na sala, sempre quieto, silencioso. A professora e os colegas pouco escutam a sua voz. Um dia, a escola recebeu um grupo indígena para desenvolvimento de oficinas, palestras e um diálogo com as crianças. Para surpresa de todos, Kauê começou a falar e interagir com os indígenas, de forma nunca vista, utilizando a língua palikúr. A partir dessa história, é correto afirmar que é preciso
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - reconhecer e considerar as especificidades das crianças indígenas que estudam em escolas não indígenas.

Este caso aborda uma situação realmente especial na educação, onde se destaca a importância da valorização e do reconhecimento da diversidade cultural na sala de aula. A reação de Kauê ao interagir com os visitantes indígenas demonstra que a sua cultura e língua materna são partes essenciais da sua identidade e, quando valorizadas no ambiente escolar, podem contribuir para o seu processo de aprendizagem e participação.

Para resolver essa questão, é essencial ter conhecimento sobre as políticas de educação intercultural e o respeito à diversidade étnico-cultural, como é previsto na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e Indígena. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância de uma educação que respeite as diversidades.

A alternativa correta está embasada no princípio de que as escolas devem ser inclusivas e reconhecer a riqueza que as diferentes culturas trazem para o ambiente educativo. Ao considerar as especificidades das crianças indígenas, a escola não apenas respeita sua identidade, mas também promove um ambiente de aprendizagem rico em trocas culturais e desenvolvimento para todos os alunos. Isso leva a uma educação mais justa e igualitária, que valoriza e respeita as diferenças.

As demais alternativas não são adequadas pois propõem práticas que vão contra os princípios de equidade e respeito à diversidade, sugerindo submissão, desvalorização ou segregação das crianças indígenas, o que não contribui para a construção de um ambiente educacional inclusivo e respeitoso.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A promover práticas que ampliem o protagonismo das crianças indígenas e a submissão das crianças não indígenas. (ERRADO)

B) assegurar que as crianças não indígenas sejam valorizadas em suas identidades étnicas, porque não cabe às crianças indígenas expressarem suas diferenças.  (ERRADO)

C) reconhecer e considerar as especificidades das crianças indígenas que estudam em escolas não indígenas. (CORRETO)

D) fortalecer as crianças por meio de currículos e programas que desconsideram a cultura da comunidade indígena. (ERRADO)

E) solicitar às crianças indígenas o retorno para as suas aldeias, para a garantia de sua educação. (ERRADO)

reconhecer e considerar as especificidades das crianças indígenas que estudam em escolas não indígenas. 



Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo