O princípio da universalidade deve ser seguido na parcela do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313768 Administração Financeira e Orçamentária
A respeito da evolução do orçamento, seus princípios e a integração entre planejamento e orçamento, julgue os itens subsequentes.
O princípio da universalidade deve ser seguido na parcela do orçamento que trata dos Poderes Executivo e Judiciário. No entanto, esse princípio não precisa ser observado no caso das despesas relativas ao Poder Legislativo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

O tema central desta questão é o princípio da universalidade no contexto do orçamento público. Este princípio é um dos pilares fundamentais da administração financeira e orçamentária, afirmando que todas as receitas e despesas devem constar no orçamento, sem exceções. Para responder adequadamente, precisamos compreender que o orçamento deve abranger todas as entidades do governo, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Alternativa Correta:

A resposta correta é a alternativa E - errado. A afirmação do enunciado está incorreta porque o princípio da universalidade se aplica a todos os poderes. Ou seja, não é correto afirmar que esse princípio pode ser desconsiderado para o Poder Legislativo. O orçamento deve incluir todas as receitas e despesas de todos os poderes, sem distinção.

Justificativa da Resposta:

A universalidade do orçamento é um princípio que garante a transparência e o controle das finanças públicas. Isso significa que todas as atividades financeiras do governo devem ser registradas e aprovadas no orçamento, sem deixar de fora qualquer poder ou órgão. Envolver apenas parcialidades, como sugerido na questão, contraria esse princípio e comprometeria a integridade e a clareza do orçamento.

Alternativa Incorreta:

A alternativa C - certo está incorreta porque perpetua o erro de interpretação do princípio da universalidade. A ideia de que apenas despesas do Executivo e Judiciário devem ser consideradas não é compatível com a legislação e os princípios orçamentários que regem a administração pública no Brasil. Todas as despesas, sejam do Legislativo, Executivo ou Judiciário, devem ser contempladas no orçamento.

Estratégia de Interpretação:

Ao encontrar questões sobre princípios orçamentários, procure sempre lembrar que eles são desenhados para garantir a transparência, controle e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Refletir sobre o propósito de cada princípio pode ajudar a identificar erros em afirmações que tentam relativizá-los ou aplicá-los de maneira seletiva.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Princípio da Universalidade ou Globalização - O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.
Então, esse princípio orçamentário também deve ser seguido pelo Poder Legislativo.

QUESTÃO ERRADA!!!


Segundo os artigos 3º e 4º da Lei nº 4.320/1964, a Lei Orçamentária deverá conter todas as receitas e despesas. Isso possibilita controle parlamentar sobre todos os ingressos e dispêndios administrados pelo ente público.
 
“Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.
Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de crédito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas  compensatórias, no ativo e passivo financeiros.
Art. 4º A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no art. 2°.”
 
Tal princípio complementa-se pela “regra do orçamento bruto”, definida no art. 6º da Lei nº 4.320/1964:
 
“Art. 6º. Todas as receitas e despesasconstarão da lei de orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.”

Quem dera uma questã dessa prova caísse na minha

De acordo com o princípio da universalidade, o orçamento deve conter todas

as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos

e entidades da Administração direta e indireta.

Assim, tal princípio deve ser observado por todos os Poderes.

Resposta: Errada

Fonte: Profº Sérgio Mendes-  Material de AFO do Estratégia Concursos

GABARITO: ERRADO

 

 

*O princípio da universalidade deve observar todos os Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) 

 

O art. 165 da CF/1988 se refere à universalidade, quando o constituinte determina a abrangência da LOA:


§ 5º A Lei Orçamentária anual compreenderá:


I –o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo