Na célebre e acatada classificação das normas constitucionai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737193 Direito Constitucional
Na célebre e acatada classificação das normas constitucionais segundo sua aplicabilidade elaborada por José Afonso da Silva, a categoria das normas constitucionais de eficácia limitada compreende as normas definidoras de princípio programático e as normas definidoras de princípio institutivo. Pode ser apontado, como exemplo desse último tipo de norma de eficácia limitada, o seguinte dispositivo constitucional:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Quanto à eficácia constitucional, deve ser marcada a alternativa que se refere a uma norma de eficácia limitada definidora de princípio institutivo.

a), b) e c) INCORRETAS. Normas de eficácia plena, possuem aplicabilidade direta, imediata e integral. 

d) CORRETA. Norma de eficácia limitada que estabelece princípio institutivo, pois estabelece que lei complementar deverá regular a respeito da instituição dos Territórios Federais.

e) INCORRETA. Norma de eficácia limitada definidora de princípio programático, já que busca que lei defina programas que irão melhorar as condições dos trabalhadores.

Gabarito do professor: letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GabB

 

"As normas constitucionais de princípio institutivo ou organizativo, contém apenas comandos de estruturação geral da instituição de determinado órgão, entidade ou instituição, de forma que a efetiva criação, organização ou estruturação, por expressa disposição constitucional, deve ser feita por normas infraconstitucionais.

 

                        Citamos o § 2º do artigo 18 da Carta Maior, como um exemplo de norma constitucional de eficácia limitada de princípio institutivo:

 

“Art. 18 – A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

(...)

§ 2º - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.”"

 

 

http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=3000

A letra "E" também não seria de eficácia limitada? :( 

Também fiquei com essa dúvida Josiane

Hã, agora entendi. Obrigada, Matheus!

GABARITO LETRA D!!

 

O COLEGA ACIMA INFORMOU ERRADO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo