A gestão por competências no setor público é um modelo de ge...
seguem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (25)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao desempenho e à compensação de pessoas cujos conhecimentos, habilidades e atitudes alinham-se aos objetivos organizacionais.
Conforme conceituação abaixo:
A gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos.
A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.
A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.
Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3%AAncias
Portanto, a gestão por competência é orientada aos objetivos organizacionais; e na questão diz que eles se alinham aos objetivos organizacionais.
Esse artigo deve ajudar a esclarecer a diferença entre desempenho e desenvolvimento de competências: http://www.feevale.br/site/files/documentos/pdf/58670.pdf.
No setor público não há essa compensação. Você passa em um concurso público já sabendo qual será sua remuneração, não há "bônus" por desempenhar bem suas funções e alcançar os objetivos organizacionais.
Essa é uma das grandes características do Modelo Burocrático que ainda existe na Adm. Pública: a rigidez na compensação de funcionários que desempenham muito bem suas atribuições e alcançam os objetivos organizacionais.
Todos sabemos que existem muitos funcionários públicos bons, mas ao mesmo tempo existem aqueles que "só batem cartão" na repartição do órgão e produzem muito pouco enquanto estão em suas salas: são esses que "travam" a máquina pública.
Espero ter ajudado.
Abraços
(QUESTÃO ERRADA) A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao desempenho e à compensação de pessoas cujos conhecimentos, habilidades e atitudes alinham-se aos objetivos organizacionais. (A gestão por competências no setor público NÃO é modelo de gestão orientado ao desempenho e à compensação de pessoas)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo