Com base no atual entendimento do Superior Tribunal de Justi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1370559 Direito do Consumidor
Com base no atual entendimento do Superior Tribunal de Justiça, no que diz respeito à incidência do Código de Defesa do Consumidor, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata da aplicabilidade do CDC segundo o STJ.

A) O CDC não se aplica aos contratos de plano de saúde administrados por entidades de autogestão.

Súmula 608 STJ: Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, salvo os administrados por entidades de autogestão.

O CDC não se aplica aos contratos de plano de saúde administrados por entidades de autogestão.

Correta letra “A”. Gabarito da questão.

B) O CDC não é aplicável aos empreendimentos habitacionais promovidos pelas sociedades cooperativas.

Súmula 602 do STJ - O Código de Defesa do Consumidor é aplicável aos empreendimentos habitacionais promovidos pelas sociedades cooperativas.

O Código de Defesa do Consumidor é aplicável aos empreendimentos habitacionais promovidos pelas sociedades cooperativas.


Incorreta letra “B”.


C) O CDC não é aplicável às entidades abertas de previdência complementar.


Súmula 563 STJ: O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às entidades abertas de previdência complementar, não incidindo nos contratos previdenciários celebrados com entidades fechadas.

O CDC é aplicável às entidades abertas de previdência complementar.


Incorreta letra “C”.


D) O CDC incide nos contratos previdenciários celebrados com entidades fechadas.

Súmula 563 STJ: O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às entidades abertas de previdência complementar, não incidindo nos contratos previdenciários celebrados com entidades fechadas.

O CDC não incide nos contratos previdenciários celebrados com entidades fechadas.

 

Incorreta letra “D”.


E) O CDC é aplicável aos contratos de plano de saúde, inclusive aos administrados por entidades de autogestão. 

Súmula 608 STJ: Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, salvo os administrados por entidades de autogestão.

O CDC é aplicável aos contratos de plano de saúde, salvo os administrados por entidades de autogestão. 

Incorreta letra “E”.

Resposta: A

Gabarito do Professor letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão poderá ser respondida com base nas seguintes súmulas do STJ:

Letras A e E: Súmula 608 - Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, SALVO os administrados por entidades de autogestão.

Letra B: Súmula 602 - O Código de Defesa do Consumidor É APLICÁVEL aos empreendimentos habitacionais promovidos pelas sociedades cooperativas.

Letras C e D: Súmula 563 - O Código de Defesa do Consumidor É APLICÁVEL às entidades abertas de previdência complementar, NÃO INCIDINDO nos contratos previdenciários celebrados com entidades fechadas.

Bons estudos!

Súmula 608 - Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, salvo os administrados por entidades de autogestão.

Gabarito: A

De acordo com a Súmula 608 do STJ é consumerista a relação firmada entre consumidores e operadoras de planos de saúde, SALVO aqueles administrados por entidade de autogestão.

Vamos entender?

O que são entidades de autogestão?

A operadora de planos privados de assistência à saúde, na modalidade de autogestão, é pessoa jurídica de direito privado sem finalidades lucrativas que, vinculada ou não à entidade pública ou privada, opera plano de assistência à saúde com exclusividade para um público determinado de beneficiários.

A consolidação do entendimento cristalizado na Súmula 608 do STJ decorre de as entidades de autogestão não visarem lucro e constituir sistemas "fechados", já que os planos que administram não estão disponíveis no mercado consumidor em geral, mas apenas a determinado e restrito grupo de beneficiários, fatos que afastariam a relação consumerista.

Por isso, o CDC não é aplicável às operadoras de plano de saúde de autogestão.

Fontes:

https://migalhas.uol.com.br/depeso/281396/stj-aprova-novas-sumulas-relacionadas-aos-planos-de-saude

https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/saude-e-justica/plano-de-saude/plano-de-saude-de-auto-gestao-2013-aplicabilidade-do-cdc#:~:text=A%20operadora%20de%20planos%20privados,um%20p%C3%BAblico%20determinado%20de%20benefici%C3%A1rios.

A questão poderá ser respondida com base nas seguintes súmulas do STJ:

Letras A e E: Súmula 608 - Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, SALVO os administrados por entidades de autogestão.

Letra B: Súmula 602 - O Código de Defesa do Consumidor É APLICÁVEL aos empreendimentos habitacionais promovidos pelas sociedades cooperativas.

Letras C e D: Súmula 563 - O Código de Defesa do Consumidor É APLICÁVEL às entidades abertas de previdência complementar, NÃO INCIDINDO nos contratos previdenciários celebrados com entidades fechadas.

O que são entidades de autogestão?

A operadora de planos privados de assistência à saúde, na modalidade de autogestão, é pessoa jurídica de direito privado sem finalidades lucrativas que, vinculada ou não à entidade pública ou privada, opera plano de assistência à saúde com exclusividade para um público determinado de beneficiários.

A consolidação do entendimento cristalizado na Súmula 608 do STJ decorre de as entidades de autogestão não visarem lucro e constituir sistemas "fechados", já que os planos que administram não estão disponíveis no mercado consumidor em geral, mas apenas a determinado e restrito grupo de beneficiários, fatos que afastariam a relação consumerista.

Por isso, o CDC não é aplicável às operadoras de plano de saúde de autogestão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo