Gramsci, pensador marxista italiano que contribuiu para o d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q573694 Pedagogia

Gramsci, pensador marxista italiano que contribuiu para o desenvolvimento do conceito de politecnia, defendeu a escola unitária em contraposição à dualidade escolar.

A respeito da escola e da educação, não é correto dizer que Gramsci:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Ao analisar o pensamento de Antonio Gramsci, percebemos que ele se opunha à dualidade escolar, que distinguia a formação dos trabalhadores da formação dos intelectuais. Para ele, essa separação contribuía para a perpetuação das diferenças de classe. Gramsci defendia uma escola unitária, ou seja, um tipo de escola que oferecesse a mesma formação cultural básica para todos, a fim de superar a divisão entre trabalho manual e intelectual, característica do capitalismo.

A alternativa A é incorreta porque Gramsci não fazia uma distinção rígida entre instrução e educação da maneira como foi apresentada na opção. Ele não via a instrução meramente como a transmissão mecânica de conteúdos, mas sim como parte integrante do processo educativo mais amplo, que deveria desenvolver o indivíduo em todas as suas capacidades, inclusive no sentido crítico e criativo. A instrução não pode ser vista de modo reducionista, pois para Gramsci, ela é parte da formação integral do ser humano, que também engloba aspectos morais e éticos.

As demais alternativas representam adequadamente o pensamento de Gramsci. A B destaca sua crítica às escolas profissionalizantes que, segundo ele, mantêm o status quo das diferenças sociais. Na alternativa C, a escola unitária é vista como um espaço de aprendizagem ativa, que deve estar alinhada com métodos criativos. Já a D aborda a função do educador no desenvolvimento e disciplina das crianças, e a E reforça a importância dos hábitos de estudo para a autonomia intelectual, conceitos que estão em harmonia com as ideias de Gramsci sobre educação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Gramsci (2001) afirma existir diferença entre “educação” e “instrução”. Contudo, afirma que esta distinção foi exageradamente colocada pela proposta pedagógica idealista e que não se pode dizer que a instrução também não seja educação: “Para que a instrução não fosse igualmente educação, seria preciso que o discente fosse uma mera passividade, um ‘recipiente mecânico’ de noções abstratas, o que é absurdo, além de ser ‘abstratamente’ negado pelos defensores da pura educatividade precisamente contra a mera instrução mecanicista.” (GRAMSCI, 2001, p. 44). Gramsci (2001) afirma que a falta de unidade entre instrução e educação e, portanto, entre escola e vida só pode ser resolvida a partir do trabalho docente. A função do professor, enquanto indivíduo consciente das diferenças naturais entre o tipo de sociedade e de cultura do educando e de si mesmo, deve ser a de formar o educando sob o cenário de luta entre o tipo superior e o tipo inferior. (GRAMSCI, 2001). Parece-nos que este conceito, se não tratado com o devido cuidado, pode nos levar à um ensino sob princípios ideológicos calcados em interesses hegemônicos de classe, representados pelo docente, caso não se tratar de um profissional devidamente politizado e comprometido com os interesses das classes subalternas."

 

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/30/art17_30.pdf

 

Resposta correta é a letra 'A'

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo