Sobre a programação orientada a objetos, analise: I. Neste t...

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Q39733 Engenharia de Software
Sobre a programação orientada a objetos, analise:

I. Neste tipo de programação, objetos executam ações, mas não suportam propriedades ou atributos.

II. Uma classe especifica o formato geral de seus objetos.

III. As propriedades e ações disponíveis para um objeto não dependem de sua classe.

IV. A tecnologia orientada a objetos permite que classes projetadas adequadamente sejam reutilizáveis em vários projetos.

Está correto o que consta em
Alternativas

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Alternativa correta: C - II e IV, apenas.

A programação orientada a objetos (POO) é um paradigma de programação baseado no conceito de "objetos", que podem conter dados, na forma de campos, muitas vezes conhecidos como atributos; e código, na forma de procedimentos, muitas vezes conhecidos como métodos. Vamos analisar as afirmações para entender a resposta correta:

Afirmação I: "Neste tipo de programação, objetos executam ações, mas não suportam propriedades ou atributos." Esta afirmação é incorreta. Na verdade, objetos em POO são caracterizados tanto por suas ações (métodos) quanto por seus estados (propriedades ou atributos). Os atributos são uma parte fundamental dos objetos, eles armazenam os dados necessários para que os objetos executem suas ações de maneira consistente.

Afirmação II: "Uma classe especifica o formato geral de seus objetos." Esta afirmação é correta. Uma classe é como um blueprint para criar objetos. Ela define os atributos e métodos que os objetos criados a partir dela terão.

Afirmação III: "As propriedades e ações disponíveis para um objeto não dependem de sua classe." Esta afirmação é incorreta. As propriedades e ações de um objeto são definidas pela classe a que ele pertence. A classe é a estrutura que estabelece quais propriedades e métodos o objeto terá.

Afirmação IV: "A tecnologia orientada a objetos permite que classes projetadas adequadamente sejam reutilizáveis em vários projetos." Esta afirmação é correta. A reusabilidade é um dos benefícios da POO. Classes bem projetadas podem ser reutilizadas em diferentes projetos, economizando tempo e esforço e promovendo a manutenibilidade e a escalabilidade do software.

Portanto, apenas as afirmações II e IV estão corretas, fazendo com que a alternativa C seja a resposta certa para a questão.

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Comentários

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A assertiva I está incorreta porque objetos suportam propriedades ou atributos.
A assertiva III está incorreta porque propriedades e ações dependem da classe do objeto.

A opção correta é a C.

As propriedades e ações disponíveis para um objeto dependem de sua classe.

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