Acerca da dependência química e do papel do psicólogo na per...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: DEPEN Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Psicologia |
Q328197 Psicologia
Acerca da dependência química e do papel do psicólogo na perspectiva sistêmica de promoção de saúde, julgue os itens seguintes.

Substâncias psicoativas são as que apresentam capacidade de provocar dependência em seus usuários.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

Explicação:

Vamos analisar a questão em detalhes para entender por que a alternativa correta é "E - errado".

A questão aborda dependência química e o papel do psicólogo na perspectiva sistêmica de promoção de saúde. Para responder corretamente, precisamos entender o que são substâncias psicoativas e sua relação com a dependência.

Substâncias psicoativas são aquelas que alteram o funcionamento do sistema nervoso central, afetando o estado mental, emocional e comportamental do indivíduo. Exemplos incluem álcool, nicotina, cafeína e drogas ilícitas como cocaína e maconha.

No entanto, é importante destacar que nem todas as substâncias psicoativas provocam dependência. A dependência é um fenômeno complexo que envolve fatores psicológicos, biológicos e sociais. Algumas substâncias, como a cafeína, podem ser consumidas regularmente sem que o indivíduo desenvolva uma dependência significativa, enquanto outras, como opioides, têm um alto potencial de dependência.

Portanto, a afirmação de que “substâncias psicoativas são as que apresentam capacidade de provocar dependência em seus usuários” está incorreta porque não todas as substâncias psicoativas geram dependência. Algumas podem causar dependência, mas outras não.

Resumo dos pontos principais:

  • Substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso central e podem alterar o estado mental e emocional.
  • Não todas as substâncias psicoativas levam à dependência; algumas têm maior potencial para isso, outras não.
  • A dependência envolve uma combinação de fatores e não é uma característica universal de todas as substâncias psicoativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nem todas as substâncias psicoativas têm a capacidade de provocar dependência (Niscatri, 2006). No entanto, Melo (2011) ressalta que todas elas afetam o Sistema Nervoso Central, ainda que algumas substâncias sejam apenas aparentemente inofensivas. 

     

 

Informação importante:

Tavares (2001) refere que a categorização de uso d e drogas é feita de acordo com a seguinte classificação da OMS: uso na vida: usou pelo menos uma vez na vida; uso no ano: usou pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à pesquisa; uso no mês: usou pelo menos uma vez nos 30 dias anteriores à pesquisa; uso freqüente: usou seis vezes ou mais nos 30 dias anteriores à pesquisa; uso pesado: usou 20 vezes ou mais nos 30 dias anteriores à pesquisa.


Outra informação interessante: a literatura especializada ainda estabelece uma diferença entre o uso nocivo e o uso abusivo dessas substâncias. O primeiro baseado na Classificação Internacional de Doenças - CID, é aquele que resulta em dano físico ou mental, enquanto que o segundo baseado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM, engloba também conseqüências sociais (DUARTE; MORIHISA, 2006).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo