O Código de Ética é um padrão que serve de guia para a con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2202537 Pedagogia
 O Código de Ética é um padrão que serve de guia para a conduta de um determinado grupo. É um conjunto de princípios assumidos publicamente, que orientam determinadas atividades, de acordo com os anseios sociais por honestidade, solidariedade e correção.
O código deve ser posto em relação, por um lado, com a lei e, por outro, com a moralidade em sentido mais amplo. Um código de ética não pode pôr-se fora ou além da lei: não pode servir como desculpa ou meio para legitimar comportamentos que a lei proíbe.
O código tenta capturar um aspecto que escapa à legislação e ao legislador: pode-se cumprir perfeitamente a lei e, ainda assim, prejudicar alguém.
Exige-se ética na vida pública porque as pessoas não apenas desejam o cumprimento da lei, mas sim o seu bom cumprimento. Incorporar essa dimensão do bom cumprimento da lei é uma tarefa difícil, mas que cabe perfeitamente a um código de ética.
Por outro lado, também não faria sentido ter um código de ética que apenas repetisse o que já está plenamente determinado e assegurado na lei.
(Disponível em: https://curtlink.com/uDq5rYh. Adaptado.)
De acordo com o texto, o código de ética:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - "Deve ser posto em relação com a lei e não pode servir como desculpa ou meio para legitimar comportamentos que a lei proíbe."

O Código de Ética é uma ferramenta fundamental no estabelecimento de normas e princípios que guiam a conduta de um grupo profissional ou organização. Ele procura complementar a legislação formal existente, destacando a importância da ética e da moralidade nas ações cotidianas, indo além do que é estabelecido pela lei. O texto nos indica que o Código de Ética deve estar em harmonia com a legislação vigente. Não está lá para alterar a lei, mas para assegurar que as práticas dentro de seu escopo respeitem os princípios éticos e morais, além dos legais.

A questão explora a relação entre ética, legislação e moralidade, exigindo do candidato uma compreensão de que, embora a ética esteja relacionada à moral e à lei, ela possui um papel específico. O Código de Ética não está lá para substituir ou ir contra a lei, mas sim para garantir que, mesmo quando a lei é cumprida, não se perca de vista a justiça e a retidão das ações em um contexto mais amplo.

A justificativa para a alternativa C ser correta está no fato de que o código de ética deve estar alinhado com a lei, sem contradizê-la ou justificar ações que a lei proíbe. Este entendimento é crucial para o bom funcionamento dos grupos sociais e a manutenção da confiança na integridade das organizações e dos profissionais que seguem tais códigos.

Conforme o texto, adotar um Código de Ética que simplesmente replicasse a lei seria redundante e inútil, pois sua função é capturar nuances de conduta que, embora possam ser legais, podem não ser éticas. Portanto, o código complementa a lei ao enfatizar a necessidade de uma conduta moralmente responsável e orientada por valores éticos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo