No segundo parágrafo do texto, fica claro que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2764727 Português

Leia o texto para responder às questões de números 02 a 07.


Numa cidade de 12 milhões de habitantes, como São Paulo, não há de ser simples a logística para distribuir remédios gratuitos às farmácias estatais e garantir o acesso tempestivo a quem deles depende.

Falhas pontuais acontecem. Cabe ao poder público saná-las de pronto e por elas desculpar-se, sem recorrer a pretextos burocráticos para explicar a inoperância. Eles não têm como minorar o desconforto do doente que fica sem medicamento a que tem direito.


(Folha de S.Paulo, 03.07.2016)

No segundo parágrafo do texto, fica claro que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos nos concentrar na interpretação de texto. O segundo parágrafo do texto nos fornece informações sobre a responsabilidade do poder público em relação à distribuição de medicamentos gratuitos.

No texto, o autor destaca que falhas pontuais acontecem, mas enfatiza que é responsabilidade do poder público saná-las rapidamente e se desculpar, sem usar pretextos burocráticos para justificar a ineficiência.

Agora, vamos analisar as alternativas:

Alternativa A: "o poder público está isento de responsabilidade na distribuição de remédios gratuitos à população em geral."

Errada. O texto explicita que o poder público tem a responsabilidade de corrigir as falhas, não de se eximir delas.

Alternativa B: "o doente que fica desatendido sem medicamento a que tem direito deixa de exigir explicações plausíveis do poder público."

Errada. O texto não menciona que o paciente deixa de exigir explicações, mas sim que os pretextos burocráticos não são justificativas aceitáveis para o problema.

Alternativa C: "o poder público deve abster-se de pretextos burocráticos ao justificar falhas pontuais na distribuição de remédios."

Correta! Esta alternativa está alinhada com o texto, que afirma que o poder público deve resolver as falhas sem recorrer a desculpas burocráticas.

Alternativa D: "as falhas eventuais na distribuição de remédios à população minoram o desconforto do doente sem o seu medicamento."

Errada. Pelo contrário, o texto afirma que pretextos burocráticos não conseguem reduzir o desconforto do paciente.

Alternativa E: "a reparação de problemas na distribuição de remédios começa pelos pretextos burocráticos do poder público."

Errada. O texto é claro ao dizer que os pretextos burocráticos não devem ser utilizados como justificativas.

Para interpretar textos em provas de concurso, é importante identificar as palavras-chave e compreender o contexto, evitando conclusões precipitadas. O foco deve ser no que o texto explicita ou implica diretamente, como fizemos ao identificar a alternativa C como a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

abster-se; não praticar

MINORAR = tornar(-se) menor; diminuir, reduzir(-se).

Letra C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo