Sobre a primeira forma de aproximação do Serviço Social com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1370515 Serviço Social
Sobre a primeira forma de aproximação do Serviço Social com a perspectiva critico-dialética, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A primeira aproximação com a teoria crítico-dialética foi, na verdade, um marxismo sem Marx.

A questão pede a INCORRETA..

GAB.B--> Foi Marxismo SEM Marx.

Até o final da década de 70, o pensamento de autores latino‐americanos ainda orienta ao lado da iniciante produção brasileira (particularmente divulgada pelo CBCISS), a formação e o exercício profissional no país. Situação que, aos poucos se vai modificando com o desenvolvimento do debate e da produção intelectual do Serviço Social brasileiro e que resulta de desdobramentos e da explicitação das seguintes vertentes de análise que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação:

  • A vertente modernizadora (NETTO,1994, p.164 e ss) caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista)......
  • A vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica, apropriando‐se também da visão de pessoa e comunidade
  • A vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar‐se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx. ( Marxismo SEM marx)..

FONTE;Maria Carmelita Yazbek

essa primeira aproximação se dá através de um marxismo sem Marx, por meio de fontes marxistas secundárias, advindas do teórico Althusser.

essa primeira aproximação se dá através de um marxismo sem Marx, por meio de fontes marxistas secundárias, advindas do teórico Althusser.

[...] aproximação a um marxismo sem Marx. O resultado foi um universo teórico presidido por fortes traços ecléticos, dando lugar a uma ‘invasão, às ocultas, do positivismo no discurso marxista do Serviço Social’. Traço eclético potenciado por uma herança intelectual e política de salientes raízes conservadoras e positivistas, da qual o Serviço Social é caudatário e contra a qual se insurgia o movimento de reconceituação. 

file:///C:/Users/PRAPE-SS02/Downloads/ekeys,+00350.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo