Carl Rogers foi, sem dúvida, uma das maiores expressões da P...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D. Agora vamos entender o porquê dessa escolha e explorar o que torna as outras alternativas incorretas.
Alternativa D: Carl Rogers, na Psicoterapia Centrada na Pessoa, destaca três atitudes essenciais para o terapeuta:
- Empatia: É a capacidade de perceber o outro tal qual ele se percebe, ou seja, colocar-se no lugar do cliente e entender seus sentimentos a partir da perspectiva dele.
- Aceitação positiva incondicional: Essa é a habilidade de acolher o cliente sem julgamentos, aceitando-o incondicionalmente.
- Congruência: Refere-se à autenticidade do terapeuta, que deve ser genuíno e honesto na relação, estando totalmente presente.
Esses conceitos são centrais para a abordagem de Rogers e facilitam o ambiente terapêutico necessário para o crescimento pessoal do cliente.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Confunde termos e conceitos. "Reiteração ou Reflexo Simples" é descrita como uma atitude investigadora, o que não está alinhado com a prática centrada na pessoa, que não busca análise, mas sim compreensão empática. "Aceitação" é mal definida aqui, pois a aceitação positiva incondicional não se refere a integrar informações, mas sim a acolher sem julgamentos.
Alternativa B: Aqui, a "Resposta-Reflexo" é confundida com a presença total. Enquanto isso, a definição de "Empatia" não está errada, mas está incompleta em relação ao que Rogers propõe, faltando a profundidade de entender o cliente a partir de sua própria perspectiva.
Alternativa C: Novamente, há confusão de conceitos. "Elucidação" e "Reflexo de Sentimentos" são descritos de maneiras que não correspondem às práticas rogerianas. A elucidação não é central na terapia centrada na pessoa, que foca mais em atitudes de aceitação e autenticidade.
Alternativa E: É similar à C em termos de confusão conceitual. Mistura termos que não são claramente definidos dentro da abordagem de Rogers e não destacam as atitudes essenciais como empatia, aceitação e congruência.
Em resumo, a alternativa D é a única que adequadamente reflete as atitudes fundamentais que Carl Rogers propôs para a Psicoterapia Centrada na Pessoa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo