Para Edgar Schein, o fenômeno da cultura organizacional é f...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - os pressupostos básicos, os valores, os artefatos.
Para compreender a cultura organizacional conforme Edgar Schein, é fundamental conhecer os três níveis nos quais ela se manifesta dentro de uma organização:
- Pressupostos básicos: são crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos, os quais são considerados tão óbvios que geralmente não são questionados. Eles representam a essência mais profunda da cultura de uma organização.
- Valores: nível intermediário da cultura, que inclui as normas e os padrões que definem o que a organização e seus membros consideram importante.
- Artefatos: são símbolos materiais e visíveis da cultura organizacional, incluindo o comportamento das pessoas, a linguagem, as histórias, rituais, cerimônias e até mesmo a decoração do local de trabalho.
No estudo para concursos públicos, é necessário entender que as alternativas que não envolvem os aspectos citados por Schein, como as relações entre fornecedores, clientes e usuários ou a categorização dos conhecimentos em explícitos, tácitos e codificados, não representam os níveis de cultura organizacional propostos por ele. A alternativa correta reflete diretamente o modelo de Schein, que é uma referência fundamental no estudo da gestão cultural das organizações para a área de Administração Geral e Gestão Estratégica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D.
O modelo de Schein é uma teoria de modelo de cultura organizacional e foi desenvolvido pelo psicólogo social Edgar Schein no começo dos anos 1980. Este modelo tornou-se então uma das influências para as teorias de Cultura Organizacional e se baseia na idéia de que a Cultura de uma organização existe em três diferentes níveis, sendo eles:
ArtefatosNormas e ValoresPressupostosGabarito D.
Artefatos;
Valores;
Pressupostos básicos.
De acordo com Fleury (2002, p.139), “é possível distinguir dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito. O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal, sistemática, enquanto o conhecimento tácito possui uma qualidade pessoal, tornando-se mais difícil de ser formalizado e comunicado”.
O conhecimento tácito e o explícito são as duas formas de conhecimento que estão presentes nas organizações, elas se complementam e a interação entre elas é a principal maneira de se criar conhecimento no âmbito organizacional, como relatam Carbone (2009) e Santos (2001).
Conhecimento explícito ou codificado
Documentado, transferível e reproduzível.
Facilmente codificado.
Processado pelo computador
Transmitido eletronicamente
Conhecimento tácito
Habilidade pessoal (prática)
Conhecimento especial, pessoal
Experiência, crenças, intuição e similares
Já para o autor pesquisador Edgar Schein sobre a cultura organização, revela que existem, na realidade, três níveis de cultura, quais sejam:
Os artefatos: estão visíveis na cultura e perceptíveis. Ex: símbolos, heróis, lemas, eventos.
As crenças e valores expostos: São as estratégias e os objetivos metas compartilhados por um grupo.
As suposições básicas: São os sentimentos que alguém assume como se fossem verdadeiros e que regem o pensamento, mais íntimo, profundo. Ex: crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo