À luz da vigente Constituição Federal (CF), julgue o item a ...
À luz da vigente Constituição Federal (CF), julgue o item a seguir, a respeito dos direitos políticos, dos partidos políticos e do Poder Judiciário.
Caso o Congresso Nacional aprove e o presidente da
República sancione lei que, após ser publicada, tenha a sua
constitucionalidade questionada no curso de processo que
tramite no TRF da 1.ª Região, esse tribunal não poderá
declarar a inconstitucionalidade da citada lei, sob pena de
usurpação da competência do STF.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Exige-se conhecimento acerca do Poder Judiciário.
2) Base constitucional
Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
3) Exame do enunciado e identificação da resposta
De acordo com o art. 97 da CF/88, somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
Assim, o tribunal poderá declarar a inconstitucionalidade da citada lei, desde que o faça por decisão da maioria absoluta de seus membros ou do órgão especial.
Resposta: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
STF - Controle CONCENTRADO de Constitucionalidade
Outros tribunais - Controle DIFUSO de Constitucionalidade
A título de complementaridade, o art. 97, caput, CRFB/88, sustenta que: " Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público."
Logo, os tribunais podem sim declarar a inconstitucionalidade de lei. Vale dizer que esse artigo 97 é conhecido como CRP (cláusula de reserva de plenário ou full bench), e não se aplica a leis anteriores há 1988.
Questão errada!
Art. 97, CF: "Somente por voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os Tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público".
"constitucionalidade questionada no curso de processo", logo, incidentalmente. Portanto, é possível que a lei seja impugnada no TRF, como questão prejudicial (controle difuso).
ADENDO
A banca tentou confundir com esse caso:
Simultaneidade de ações (duplo controle de constitucionalidade - TJ + STF), o controle estadual deverá ficar suspenso, aguardando o resultado do controle federal já que o STF é intérprete máximo da Constituição. O ajuizamento simultâneo de ADI’S é possível, mas seu processamento e consequente julgamento NÃO. Assim:
- 1- Se o STF declarar inconstitucional a lei estadual perante a CF: a ADI estadual perderá o seu objeto, não mais produzindo a lei efeitos no referido Estado.
- 2- Se o STF declarar constitucional a lei estadual perante a CF: o TJ poderá prosseguir o julgamento da ADI da lei estadual diante da CE, pois perante a CE a referida lei poderá ser incompatível (mas desde que seja por fundamento diverso).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo