Julgue o item a seguir, relacionados a desenvolvimento web e...
Julgue o item a seguir, relacionados a desenvolvimento web em Java.
O JUnit considera que os resultados de um teste unidade não
devem depender da ordem de execução e não permite que se
interfira na ordem de execução de métodos de teste.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
A questão aborda um aspecto importante do framework JUnit, que é uma ferramenta amplamente utilizada para a implementação de testes unitários na linguagem de programação Java. O JUnit é projetado para incentivar boas práticas de programação, uma das quais é a independência dos testes. Idealmente, cada teste unitário deve ser capaz de ser executado de forma isolada, sem depender do resultado ou da execução de outros testes.
Contudo, a afirmação de que o JUnit "não permite que se interfira na ordem de execução de métodos de teste" não é precisa. De fato, o JUnit presume que os testes não devem depender da ordem de execução, o que significa que cada teste deve ser independente dos outros. No entanto, versões mais recentes do JUnit, a partir do JUnit 4.11, introduziram funcionalidades que permitem ao desenvolvedor especificar a ordem de execução dos métodos de teste, se desejado.
Isso pode ser feito usando a anotação @FixMethodOrder junto com uma classe de ordem específica, como MethodSorters.NAME_ASCENDING. Além disso, no JUnit 5, há ainda mais controle com a introdução de anotações como @TestMethodOrder e @Order, que permitem uma customização mais refinada da ordem de execução dos testes.
No entanto, é importante destacar que essa capacidade de definir a ordem de execução deve ser usada com cuidado, porque pode mascarar problemas de dependência entre testes, o que vai contra as boas práticas de teste unitário. A maioria dos cenários de testes unitários deve seguir a regra de independência entre os testes, garantindo que o sucesso de um teste não dependa de outro.
Portanto, a alternativa correta é "Errado", pois, embora seja recomendado que os testes sejam independentes entre si, o JUnit oferece mecanismos para definir a ordem de execução dos métodos de teste, caso seja necessário.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sabemos que os testes de unidade não devem ter dependências entre si e devem ser capazes de executar em qualquer ordem, mas a partir da versão 4.11 do Junit, nós podemos especificar um padrão de ordenação a ser seguido na execução dos testes.
Para determinar a ordem de execução dos testes, basta anotar a classe de testes com a anotação .
Esta anotação recebe como parâmetro o enum , que podem assumir os valores , e .
O valor diz que vamos seguir a ordem que a JVM determinar e isso significa uma ordem mais ou menos aleatória, depende da JVM.
O valor deixa a ordenação sob responsabilidade do próprio JUnit. Entretanto na própria eles não se comprometem a seguir uma ordem específica.
Portanto, se quizermos controlar a ordem de execução dos testes, nós devemos usar o valor do enum .
Errado
TrechO: "O JUnit considera que os resultados de um teste unidade não devem depender da ordem de execução (certo) e não permite que se interfira na ordem de execução de métodos de teste. (errado)"
1) O JUnit considera que os resultados de um teste unidade não devem depender da ordem de execução (certo) - Conceito de isolamento
2) e não permite que se interfira na ordem de execução de métodos de teste. (errado)
Permite definir a ordem dos testes sim, conforme exemplos abaixo.
@Test
@Order(1)
void firstTest() {
output.append("a");
}
@Test
@Order(2)
void secondTest() {
output.append("b");
}
@Test
@Order(3)
void thirdTest() {
output.append("c");
}
@AfterAll
public static void assertOutput() {
assertEquals("abc", output.toString());
}
go@head2!
O JUnit considera que os resultados dos testes unitários devem ser independentes da ordem de execução e, portanto, não permite interferir na ordem de execução dos métodos de teste.
O JUnit é projetado para executar os casos de teste de forma isolada e independente uns dos outros. Cada método de teste deve ser independente e não deve depender de nenhum estado ou resultado deixado por outros métodos de teste. Isso garante que os testes sejam confiáveis, reproduzíveis e não influenciados por fatores externos.
Ao executar os testes, o JUnit utiliza uma ordem aleatória para executar os métodos de teste em uma classe. Isso é feito para evitar dependências entre os testes e garantir que os resultados sejam consistentes, independentemente da ordem em que são executados.
Embora a ordem de execução dos métodos de teste possa variar entre diferentes execuções, cada método de teste deve ser projetado de maneira que possa ser executado independentemente de outros métodos de teste e produzir resultados consistentes.
Enquanto as versões mais antigas do JUnit não ofereciam um recurso de ordenação de teste de unidade, a partir da versão JUnit 4.11, é possível sim definir a ordem de execução dos testes usando a anotação `@FixMethodOrder`. Entretanto, ainda é altamente recomendado que cada teste seja independente e que não se confie na ordem de execução para garantir resultados corretos.
Ou seja, enquanto é tecnicamente possível interferir na ordem de execução dos métodos de teste com versões mais recentes do JUnit, a afirmação de que os testes de unidade não devem depender da ordem de execução é um princípio fundamental de teste de unidade e é considerada uma boa prática.
Portanto, o enunciado da questão é, estritamente falando, errado. Ele poderia ser considerado certo se fosse limitado às versões do JUnit anteriores à 4.11, ou se estivesse falando em termos de boas práticas. No entanto, se estamos levando em conta a capacidade do JUnit de ordenar testes em versões mais recentes, então a afirmação é errada.
O item está incorreto.
O JUnit, uma estrutura de teste para Java, não garante automaticamente que os resultados dos testes de unidade não dependam da ordem de execução. Na verdade, os testes de unidade devem ser projetados de forma independente, de modo que a ordem de execução não afete os resultados. No entanto, o JUnit não impõe essa independência por si só.
Além disso, o JUnit permite que você controle a ordem de execução de métodos de teste usando anotações como (disponível a partir do JUnit 4.11). Com essa anotação, você pode definir a ordem em que os métodos de teste devem ser executados: (ordem alfabética) ou (ordem em que a JVM retorna os métodos). Isso contradiz a afirmação de que o JUnit não permite interferência na ordem de execução de métodos de teste.
Portanto, o item apresentado não reflete corretamente o comportamento do JUnit em relação à ordem de execução dos testes de unidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo