A CF erigiu o Ministério Público, a Advocacia-Geral da Uniã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114710 Direito Constitucional
De acordo com o estabelecido na CF sobre a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, a administração pública e os servidores públicos, julgue o item subsequente.
A CF erigiu o Ministério Público, a Advocacia-Geral da União e a Defensoria Pública à categoria de órgãos cuja função é essencial à justiça, assegurando a cada uma dessas instituições autonomia funcional e administrativa bem como a iniciativa de sua proposta orçamentária. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder a questão é necessário o conhecimento dos seguintes dispositivos da CF/88:


Art. 127, § 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento.

§ 3º O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

Art. 134, § 1º Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.    

§ 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º.


Assim, o Ministério Pública e a Defensoria Pública possuem autonomia administrativa, financeira e funcional, todavia, a Advocacia-Geral da União não tem autonomia administrativa nem funcional. Trata-se de órgão vinculado à estrutura do Poder Executivo que representa a União, judicial ou extrajudicialmente, cabendo à Lei complementar dispor sobre a organização e funcionamento.


GABARITO: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A AGU pertence ao Poder Executivo.

Órgãos cuja função é essencial à justiça: Ministério Público, a Advocacia (Pública e Privada) e a Defensoria Pública.

Complementando o entendimento: Conforme o STF, Procuradorias de Estado e de Município, por integrarem os respectivos Poderes Executivos, não gozam de autonomia funcional, administrativa ou financeira,

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo