Acerca das relações e dos mecanismos de coesão no texto, jul...
Texto para o item.
Internet: <www.noticias.r7.com> (com adaptações).
A inserção do vocábulo entretanto, isolado entre vírgulas, após o termo “imóveis” (linha 34) evidenciaria a relação de sentido existente entre o sétimo parágrafo e os anteriores.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo
Os parágrafos anteriores evidencia o crescimento das vendas em 2020.
Entretanto, o sétimo parágrafo diz que houve queda.
A conjunção adversativa é adequada nesse contexto.
Certo.
# Entretanto, Contudo, Todavia, No Entanto, Não Obstante...e por ai vai
- Obs - Todas são Adversativas (exprimem ideias controversas)
Um detalhe:
I) A vírgula antes da conjunção mas é obrigatória quando esta possui valor adversativo, isto é, de oposição. Veja os exemplos:
Estudou muito, mas não passou.
II) A vírgula antes da conjunção mas é facultativa quando esta integra expressões correlativas de adição como: não só… mas também, não apenas…mas também e não somente…mas também. Veja os exemplos:
Ele não só ajuda financeiramente, mas também aconselha os amigos.
Ele leu não só o livro mas também assistiu à série.
III) Em regra não usamos vírgulas após o Mas.
(CESPE / TRF 1ª Região Analista Judiciário – 2017)
Fragmento do texto: A Constituição de 1988 contém uma norma que protege os animais, independentemente de sua origem ou classificação. Porém, a proteção que lhes é garantida baseia-se em um argumento puramente utilitarista: os animais são protegidos com a finalidade de garantir um hábitat saudável às atuais e futuras gerações humanas.
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados caso a conjunção “Porém” (linha 3) fosse substituída por Mas.
()certo (x) errado
Comentário: a conjunção “Porém” só pode ter valor coordenativo adversativo. Assim, seria natural a sua troca pela conjunção “Mas”, a qual possui mesmo valor semântico. Porém, note que, no texto original, a conjunção “Porém” se encontra seguida de vírgula, o que pode ocorrer também com as conjunções “contudo”, “entretanto”, “todavia”, “no entanto”; mas não com a conjunção “mas”.
Fonte: Décio Terror.
Um detalhe importante que ninguém comentou e que serve para esclarecer mais a afirmativa. Evidênciar é o ato de colocar algo em evidência e que irá, com isso, diferenciá-lo dos demais. "Evidenciar a relação de sentido" é, justamente, diferenciar um termo ou uma oração dos demais termos. Todos os parágrafos relatam o crescimento nos setores da economia, ENTRETANTO (conjunção adversativa) os lançamentos de imoveis registraram queda em 2020. Ou seja, só bastava saber o significado do verbo "evidenciar" e o sentido da conjunção "entretanto" (ambos apresentam o mesmo sentido que é de diferença, contraste) para acertar a questão.
Portanto, fiquem atentos!!!
GABARITO: CERTO
INSTAGRAM:
@simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)
A vírgula depois de todas as conjunções cordenativas adversativas são facultativas, são elas, 'porém'; 'todavia'; 'no entanto'; 'entretanto'; 'contudo'; 'não obstante'; 'só que'; 'ainda assim'; porém quando se trata do 'mas', ela é proibida.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo