Sobre os diferentes conceitos de alfabetização, letramento,...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa INCORRETA na questão é a alternativa E.
Vamos detalhar cada uma das alternativas para entender melhor:
Alternativa A: Alfabetização representa o processo de decodificação do sistema da escrita, ou seja, a capacidade de ler e escrever.
Essa definição está correta, pois alfabetização é realmente o processo pelo qual a pessoa aprende a identificar os sons das letras, formar palavras e compreendê-las, tanto na leitura quanto na escrita.
Alternativa B: Letramento são os usos que se faz da leitura e da escrita nas práticas sociais.
Esta alternativa está correta. O letramento vai além do simples aprender a ler e escrever, englobando a utilização dessas habilidades em diferentes contextos sociais, como ler um jornal, escrever uma carta, usar um aplicativo, etc.
Alternativa C: Letramentos é uma referência aos diversos letramentos que hoje se faz na sociedade do conhecimento, da informação em rede: letramento digital, computacional, fílmico.
Essa definição também está correta. O termo "letramentos" no plural abrange a diversidade de práticas de letramento em diferentes contextos, especialmente em uma sociedade cada vez mais digitalizada e mediada por tecnologias.
Alternativa D: Letramento alfabético é uma proposta metodológica em que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se apropria do sistema convencional da escrita, adquire a competência de fazer uso dessa leitura e escrita no seu cotidiano.
Esta definição está incorreta. Não existe um conceito específico chamado "letramento alfabético". A expressão parece ser uma confusão com "alfabetização" e "letramento". A alfabetização é o processo de aprender a ler e escrever, enquanto o letramento é o uso dessas habilidades em contextos sociais. A alternativa mistura os dois conceitos de forma inadequada.
Alternativa E: Alfabetismo funcional equivale à capacidade de fazer uso da leitura e da escrita e das operações matemáticas em situações da vida cotidiana, em geral a avaliação é feita nas crianças de 6 a 14 anos.
Embora a definição de alfabetismo funcional esteja parcialmente correta, que é a capacidade de utilizar habilidades básicas de leitura, escrita e matemática em situações cotidianas, a faixa etária mencionada pode causar confusão. O alfabetismo funcional não se restringe exclusivamente a crianças de 6 a 14 anos; ele pode ser avaliado em qualquer faixa etária. Isso torna essa alternativa incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alfabetismo funcional # Analfabetismo funcional.
A alfabetização funcional é um processo de ensino e aprendizagem voltado para fins específicos. Esse tipo de ensino é focado no desenvolvimento de capacidades relacionadas com a vida adulta, como a realização de tarefas do cotidiano, tanto em um contexto de trabalho quanto em um contexto de vida em comunidade.
Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas.
Analfabetismo funcional é a incapacidade de compreender textos e operações matemáticas simples e de organizar as próprias ideias para expressar, por exemplo, uma argumentação.
Um analfabeto funcional não é necessariamente uma pessoa que não saiba ler nem escrever, mas sim um indivíduo que tenha dificuldades de compreender e utilizar a informação escrita e refletir sobre ela.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo