Segundo a Lei 8.429/92, Lei da Improbidade Administrativa, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170330 Direito Administrativo
Segundo a Lei 8.429/92, Lei da Improbidade Administrativa, suas disposições aplicam-se:
I. Ao agente político, que exerce cargo público por eleição.
II. Ao servidor público.
III. A qualquer outro agente público, servidor ou não, desde que exerça cargo ou função remunerada.
IV. A qualquer particular, mesmo que não seja agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

De acordo com as assertivas acima, estão corretas as afirmativas previstas na alternativa: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão em que foi exigido domínio acerca de disposições pertinentes à Lei 8.429/92 (LIA), que disciplina os atos de improbidade administrativa. Vejamos:

I. Ao agente político, que exerce cargo público por eleição.

CERTO

Realmente, os agentes políticos encontram-se abraçados pela incidência da LIA. Este sempre foi o entendimento consolidado da doutrina e da jurisprudência. Deveras, a Lei 14.230/2021, que introduziu profundas alterações na Lei de Improbidade Administrativa confirmou esta mesma ideia, ao explicitar a abrangência da lei a tais agentes, como se vê de seu art. 2º, caput, que ora transcrevo:

"Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se agente público o agente político, o servidor público e todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades referidas no art. 1º desta Lei."    

II. Ao servidor público.

CERTO

A leitura do mesmo preceito legal acima indicada revela o acerto de mais este item, visto que os servidores públicos também foram ali expressamente contemplados.

III. A qualquer outro agente público, servidor ou não, desde que exerça cargo ou função remunerada.

ERRADO

Não há necessidade de que o agente exerça cargo ou função remunerada. A definição de agente público é clara ao ali abraçar todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, cargo, emprego ou função.

IV. A qualquer particular, mesmo que não seja agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

ERRADO

Foi dada como correta pela banca, do que discordo. Afinal, o teor do art. 3º da LIA, ao tratar daqueles que, mesmo não sendo agentes públicos, podem vir a responder por atos de improbidade administrativa, não mais contempla indivíduos que se beneficiem de tais atos. A lei ali abrange apenas as pessoas que induzam ou que concorram dolosamente para a prática do ato. É ler:

"Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade."    

A presente proposição da Banca baseia-se na redação revogada da norma, visto que, além de ainda mencionar os que se beneficiem do ato ímprobo sob qualquer forma direta ou indireta, também deixou de registrar a necessidade de que a conduta seja dolosa, conforme passou a ser exigido pela norma.

Portanto, não vejo como se possa considerar correta a assertiva em exame, malgrado a posição da Banca.

Do exposto, entendo que apenas as assertivas I e II são corretas.

Como não há alternativa que contemple essa resposta, penso que a questão mereceria anulação.


Gabarito do professor: Sem resposta (anulável)

Gabarito oficial: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO OFICIAL CONTRÁRIO AO ART. 2º DA LIA.

Outra questão com evidente gabarito errado.

Lei 8429/92:

Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se agente público o agente político, o servidor público e todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades referidas no art. 1º desta Lei.  

Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade. 

Pq a "A" está errada??

PESSOAL, ENTREI NO SITE DA ORGANIZADORA, O GABARITO APÓS RECURSO É LETRA A

http://www.promun.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Gabaritos-Apos-Recursos.pdf

QUESTÃO DE Número 18 , na prova.

Gabarito Errado.

Questão correta "A"

Previsto nos Art. 2 e 3º da lei 8429\92

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo