A história da educação infantil no Brasil, de acordo com Ol...
A história da educação infantil no Brasil, de acordo com Oliveira (2002), teve uma função assistencialista para as creches. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, uma conquista histórica, coloca a educação infantil como parte da educação básica, destitui a ideia de que as crianças devem ser cuidadas ou assistidas, e considera-se que elas têm o digno direito à cidadania ao serem educadas.
De acordo com as propostas atuais, o papel das creches, inseridas na educação infantil, está fundamentado
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - em novas concepções do desenvolvimento cognitivo e da linguagem infantil, metas almejadas como padrão de qualidade, ao brincar e educar.
A questão aborda a transformação ocorrida na percepção e nas metas da educação infantil no Brasil, com um foco particular na transição de um modelo assistencialista para um modelo educacional que visa ao desenvolvimento integral da criança. Isso é refletido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, que reconhece a educação infantil como a primeira etapa da educação básica.
Para resolver esta questão, é necessário compreender que a educação infantil, que inclui as creches, passou a ser vista não apenas como um espaço para cuidado e assistência, mas como um ambiente educacional onde ocorre o desenvolvimento cognitivo e da linguagem das crianças. Além disso, é preciso ter conhecimento de que as práticas pedagógicas devem ser pautadas em conceitos modernos de educação, que reconhecem a importância do brincar como estratégia de ensino e aprendizagem, e consideram a criança como um sujeito ativo no processo educacional.
A alternativa A é correta porque reflete as concepções contemporâneas sobre a educação infantil, que estão alinhadas com as diretrizes da LDB. Essa visão enfatiza que a educação nas creches deve promover o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, usando o brincar como uma ferramenta central para a educação e estabelecendo metas de qualidade nesses processos. A alternativa destaca a evolução do papel das creches, que agora são vistas como espaços educativos que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, ao invés de serem meramente locais para cuidado e vigilância.
As demais alternativas são incorretas porque elas não refletem completamente o papel atual das creches inseridas na educação infantil. Enquanto algumas podem conter elementos verdadeiros sobre práticas pedagógicas, como a escola nova (alternativa B), elas não capturam a essência da mudança legislativa e da nova percepção da educação infantil como elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, em um contexto educacional completo e rico em estímulos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a - em novas concepções do desenvolvimento cognitivo e da linguagem infantil, metas almejadas como padrão de qualidade, ao brincar e educar.
Alguém pode comentar o porquê da alternativa B estar errada?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo