FG, 28 anos, feminina, hígida, sem vacinação atualizada (a ú...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
O tema central da questão é o manejo adequado de uma lesão causada por mordida de morcego, com ênfase na profilaxia antirrábica e antitetânica. Para responder corretamente, é necessário compreender as diretrizes para prevenção da raiva e do tétano em situações de exposição a animais potencialmente transmissores.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A está correta porque descreve o protocolo adequado em casos de exposição de alto risco, como mordidas de morcego. O procedimento inclui:
- Lavar bem a ferida com água e sabão para diminuir a carga viral.
- Aplicar uma dose de vacina antitetânica (VAT) para prevenir o tétano, uma vez que a paciente não está com a vacinação atualizada.
- Iniciar a profilaxia antirrábica com a primeira dose da vacina antirrábica (VAR) intramuscular (IM).
- Administrar Imunoglobulina antirrábica (IGAR) na dose de 20 UI por kg no local da lesão para fornecer imunidade passiva imediata.
Análise das Alternativas Incorretas:
B: Embora mencione a lavagem da ferida, VAT e VAR, administra a IGAR via IM em vez de no local da lesão, o que não é a prática recomendada pois diminui sua eficácia inicial.
C: Oferece apenas a IGAR no local da ferida, mas orienta iniciar a VAR em 2 semanas, o que não é adequado. A profilaxia deve ser iniciada imediatamente após a exposição.
D: Erra ao prescrever soro antitetânico (SAT) e antibiótico (Tetraciclina) sem considerar a profilaxia antirrábica, crucial nesta situação.
E: Coloca um curativo na ferida e não proporciona a profilaxia antirrábica imediata, além de sugerir que a paciente espere por uma semana para seguir as instruções.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo