À luz da Lei n.o 8.429/1992 e de suas alterações, que tratam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218084 Direito Administrativo
À luz da Lei n.o 8.429/1992 e de suas alterações, que tratam das sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, julgue o item.
Permitir ou facilitar a aquisição, a permuta ou a locação de bem ou de serviço por preço superior ao de mercado está descrito como ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige do candidato conhecimentos específicos sobre a Lei de Improbidade Administrativa - LIA.

A lei definiu os atos de improbidade administrativa como aqueles que, possuindo natureza civil e  devidamente tipificados em lei federal, ferem direta ou indiretamente os princípios constitucionais e legais da Administração Pública, independentemente de importarem enriquecimento ilícito ou de causarem prejuízo material ao erário. Além disso, delimitou causas, sujeitos ativo e passivo, punições e regras processuais para responsabilização dos autores de improbidade Administrativa. Tudo isso, na Lei federal nº. 8.429/1992. Neste sentido, faz-se um importante instrumento para a responsabilização no Brasil.
 
Os atos de improbidade aqui cobrados são aqueles que causam lesão ao erário, e estão disciplinados pelo art. 10 da LIA.

Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:
(...)
V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

Tem-se, portanto, um ato que causa lesão ao erário, previsto no art. 10 da LIA, e não um ato atentatório contra os princípios da Administração Pública, como está contido no enunciado.

GABARITO: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que CAUSA LESÃO AO ERÁRIO qualquer ação ou omissão DOLOSA, que enseje, EFETIVA E COMPROVADAMENTE, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente: 

V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado; 

ERRADO ❌

BIZU:

Improbidade Administrativa

➡️ Envolveu DINHEIRO: enriquecimento Ilicitude.

➡️ Feriu a ética: atentado contra os princípios da Administração.

O item está ERRADO.

Permitir ou facilitar a aquisição, a permuta ou a locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado é um ato de improbidade administrativa previsto na Lei nº 8.429/1992, porém, não se enquadra na modalidade que atenta contra os princípios da Administração Pública.

Essa conduta é enquadrada como improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do artigo 10 da referida lei. Já o ato de improbidade que atenta contra os princípios da Administração Pública está descrito no artigo 11 da mesma lei e trata de outras condutas, como utilizar bens, rendas, verbas ou valores públicos em proveito próprio ou de terceiros, entre outras formas de violação dos princípios da administração pública.

ERRADO

Geralmente a palavra "PErmitir" está associada ao Ato de Improbidade Adm. que gera prejuízo ao erário

Associe: (PErmitir) / PErmuta com "PEjuizo" (de PrEjuízo ao erário)

OBS: Existe uma hipótese com a palavra permitir que não caberá essa associação: é o ato de improb. adm. que viola princípios de "revelar ou permitir que revele segredo…"

Aprenda mais de 1000 mnemônicos no meu instagram -> https://www.instagram.com/qciano/⠀

Agoora entendi, obrigada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo