Acerca dos conceitos relacionados à engenharia de custos, j...
I Obtém-se o custo unitário referente à mão de obra de um determinado profissional em função da sua produtividade e do seu respectivo custo horário.
II É necessário conhecer a composição de insumos e a produtividade da mão de obra e dos equipamentos envolvidos para a definição dos custos unitários de produção de determinado serviço.
III Calcula-se o custo de cada serviço que compõe um projeto a partir da quantificação do serviço e dos custos da mão de obra, dos insumos, dos equipamentos e dos encargos sociais necessários à sua execução.
IV O empolamento (aumento do volume do solo quando retirado do seu lugar de origem) deve ser considerado nos serviços de escavações e remoções de solo.
V Constituem os encargos sociais: impostos e taxas, calculados sobre a mão de obra contratada, a serem recolhidos aos cofres públicos, e os direitos e obrigações pagos diretamente ao trabalhador.
A quantidade de itens certos é igual a
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D.
Creio eu que a questão errada é o item IV:
O empolamento vc considera no transporte, e não no corte.
so pode ser esse o erro pois as outras alternativas a meu ver estao corretas, se alguem souber de algum outro possivel erro por favor nos ajude
Gabarito Letra D.
Acredito que o erro esteja no item V, pois os encargos sociais são apenas aqueles pagos aos cofres públicos. Os direitos e obrigações pagos diretamente ao trabalhador são os encargos trabalhistas.
O erro está no item V mesmo.
I - O custo unitário da mão de obra é calculado em função da produtividade do profissional envolvido e do custo horário deste profissional.
II - Para a definição dos custos unitários de produção, é necessário conhecer a produtividade da mão de obra e dos equipamentos, bem como a composição de insumos que compõem o serviço a ser realizado
III - Custo de cada serviço em que foi subdividido um projeto é composto segundo a quantificação e os custos da mão de obra, dos insumos, dos equipamentos e dos encargos sociais necessários à sua consecução.
Aqui a questão trocou consecução por execução. Talvez tenha considerado errado aqui
IV - Nas operações onde existam serviços de corte e/ou de aterro, deve ser considerado o empolamento do solo, ou seja, aumento de volume quando o solo é retirado do seu lugar natural e removido para outro.
V - Encargos sociais são valores de impostos e taxas a serem recolhidos aos cofres públicos e calculados sobre a mão de obra contratada, bem como a direitos e obrigações pagos diretamente ao trabalhador.
fonte: Avila – Librelotto – Lopes; Orçamento de Obras
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/210025/Avila_Librelotto_Lopes_Orcamento.pdf?sequence=1
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo