Quanto à dívida pública, a Lei de Responsabilidade Fiscal es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114983 Administração Financeira e Orçamentária
Quanto à dívida pública, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece:
1. Dívida pública consolidada compreende o montante das obrigações financeiras cujo prazo de amortização não seja inferior a doze meses. 2. A Dívida pública mobiliária compreende o montante de títulos emitidos pelo ente da Federação. 3. A apuração do montante da dívida consolidada, para fins de verificação do atendimento do limite estabelecido na Lei Complementar Federal no 101, de 2000, será efetuada ao final de cada quadrimestre. 4. Para fins de apuração do limite da dívida consolidada devem ser considerados os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que foram incluídos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

A questão central aborda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e suas definições e regras sobre a dívida pública. Para resolvê-la, é essencial entender como a LRF classifica e gerencia a dívida pública, tanto a dívida consolidada quanto a dívida mobiliária, além de como ela estabelece a apuração e limites dessas dívidas.

Justificativa da alternativa correta:

Afirmativa 2: A dívida pública mobiliária realmente compreende o montante de títulos emitidos pelo ente da Federação. Isso está correto pois a LRF define a dívida mobiliária como tal.

Afirmativa 3: A apuração do montante da dívida consolidada para verificar o atendimento do limite estabelecido na LRF é efetuada ao final de cada quadrimestre. Esta afirmativa está correta e de acordo com os procedimentos estabelecidos pela LRF.

Afirmativa 4: Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento devem ser considerados para fins de apuração do limite da dívida consolidada. Isso está em conformidade com as normas, pois os precatórios impactam o montante da dívida de um ente.

Análise das alternativas incorretas:

Afirmativa 1: Esta afirmativa está incorreta. A dívida pública consolidada ou fundada não é definida apenas pelo prazo de amortização não inferior a 12 meses, mas também envolve outras características e compromissos assumidos, independente do prazo.

Alternativas A, B, C e E: As alternativas que incluem a afirmativa 1 como correta estão automaticamente erradas, pois já identificamos que a afirmativa 1 é incorreta. A alternativa E também está errada porque considera todas as afirmativas como corretas, o que não é o caso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra D.

LRF

Art. 29

I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

II - dívida pública mobiliária: dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios;

.

Art. 30. No prazo de noventa dias após a publicação desta Lei Complementar, o Presidente da República submeterá ao:

§ 4o Para fins de verificação do atendimento do limite, a apuração do montante da dívida consolidada será efetuada ao final de cada quadrimestre.

§ 7  Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites.

Ué, "não ser inferior a 12 meses" é o mesmo que ser superior a 12 meses, não? Não entendi o erro da 1.

Creio que, o que invalida a assertiva 1 é o que consta no §3º, art. 29 da LRF:

(...)

§ 3  Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

Tão forçando a barra com esse "não ser inferior a 12 meses", na moralzinha.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo