De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978432 Direito Penal
De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer conhecimento sobre alguns dos princípios e teorias norteadoras do Direito Penal brasileiro.
A opção A está incorreta porque o Artigo 2º, caput, do Código Penal, diz que "ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória".
A opção B também está incorreta porque o Artigo 2º, parágrafo único, do Código Penal, diz que "a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado".
A opção D está equivocada porque o Artigo 4º, do Código Penal, diz que "considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado".
A opção E está errada porque o Artigo 5º, parágrafo primeiro, fala que "para os efeitos penais considera-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza publica ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontre, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar".
A opção C está correta segundo o Artigo 5º, parágrafo primeiro, do Código Penal.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão simples (pura letra de lei) versando sobre a territorialidade, prevista no art. 5º do Código Penal:

Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

§ 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. 

Território por Extensão ou Por Ficção Jurídica – Art. 5º, §§1º e 2º; CP

São as embarcações e aeronaves.

Não importa a nacionalidade da vítima nem do infrator para definir qual lei penal se aplica, salvo se o infrator tiver imunidade diplomática.

Embarcação/Aeronave estrangeira ou brasileira:

Embarcações e aeronaves...

-Brasileiras, públicas ou a serviço do governo brasileiro: Será aplicada a lei brasileira onde quer que se encontrem.

-Brasileira, mercantes ou particulares: Será aplicada a lei brasileira em alto- mar ou no espaço aéreo correspondente (extensão do território brasileiro -"lei da bandeira").

-Estrangeiras privadas: Será aplicada a lei brasileira em território brasileiro ( são estrangeiros, mas quando estão no território brasileiro aplica-se a lei brasileira).

gab:C

(para revisar....)

Na Territorialidade, o local do crime é o Brasil e aplica-se a Lei brasileira.

(o Brasil adotou com regra - artigo 5º CP - Aplica-se a Lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional)

----- Territorialidade Temperada ---------

Na Extratraterritorialidasde, o local do crime é o Estrangeiro e mesmo assim aplica-se a Lei brasileira.

Na Intraterritorialidade, o crime aconteceu no Brasil mas aplica-se Lei Estrangeira

(ex: imunidade diplomática)

-------------------------------------

Embarcações e Aerenovas x Será aplicada a Lei brasileira

Públicas ou a serviço do governo = Quer que se encontrem em território nacional ou estrangeiro

Mercantes ou particulares brasileiras = Se estiverem e alto-mar ou espaço aéreo correspondente

Estrangeiras = Apenas quando privadas em território nacional

A) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução, mas não os efeitos penais da sentença condenatória. (ERRADA)

Cessam os efeitos penais, permanecendo os civis (Abolitio Criminis)

.

B) A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, exceto se decididos por sentença condenatória transitada em julgado. (ERRADA)

Lei posterior que favorecer o agente, aplica-se a fatos anteriores mesmo que por sentença condenatória em julgado. Lei excepcional ou temporária.

.

C) Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. (CERTO)

.

D) Considera-se praticado o crime no momento em que o agente atinge o resultado pretendido. (ERRADA)

Considera-se praticado a crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.

.

E) Em nenhuma situação, a lei brasileira pode ser aplicada aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada. (ERRADA)

A lei brasileira pode ser aplicada sim nos casos em que as aeronaves ou embarcações que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto mar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo